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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35292
Título: | O impacto do terceiro setor no desenvolvimento regional: uma análise dos benefícios sociais proporcionados por cooperativas |
Título(s) alternativo(s): | The impact of the third sector on regional development: an analysis of the social benefits provided by cooperatives |
Autor(es): | ANDRADE, Mateus Isidoro SILVA, Samara Cristina de Andrade |
Orientador(es): | CANELLA, Victor Borges |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Inclusão social;Desenvolvimento sustentável;Governança;Cooperativas |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) |
Referência Bibliográfica: | ANDRADE, Mateus Isidoro; SILVA, Samara Cristina de Andrade. O impacto do terceiro setor no desenvolvimento regional: uma análise dos benefícios sociais proporcionados por cooperativas, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Resumo: | O terceiro setor, por meio das cooperativas, desempenha papel crucial no desenvolvimento regional, promovendo inclusão social e fortalecimento econômico das comunidades onde atuam. A pesquisa se justifica pela relevância de iniciativas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, que visa garantir educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos. O objetivo principal foi investigar como o alcance e as práticas exitosas das cooperativas em outros segmentos podem ser adaptados para ampliar o impacto social e econômico das cooperativas educacionais na RMS. A metodologia adotada foi exploratório-descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando pesquisa de campo por meio de questionários aplicados a cooperativas dos setores agrícola, de crédito e educacional. Foram enviados 199 questionários, com retorno efetivo de 11 respostas, todas dos setores agrícola e de crédito, sem participação das cooperativas educacionais, o que sugere desafios ou desinteresse desse segmento. A análise dos dados revelou que as cooperativas respondentes são instituições consolidadas, com forte compromisso com princípios cooperativistas como ética, transparência, solidariedade e responsabilidade social. Destaca-se a maturidade na governança, a valorização do planejamento estratégico e a capacitação contínua dos membros. Os resultados indicam que, apesar das limitações na participação do setor educacional, as práticas bem-sucedidas das cooperativas de crédito e agrícolas – como a gestão participativa, o fortalecimento das redes de cooperação e o reinvestimento dos resultados na comunidade – podem servir de modelo para o desenvolvimento das cooperativas educacionais, ampliando seu impacto social. O estudo ressalta a importância de estratégias específicas para engajamento e sustentabilidade das cooperativas educacionais, bem como a necessidade de parcerias mais efetivas, especialmente com o setor público. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35292 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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