Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35292
Título: O impacto do terceiro setor no desenvolvimento regional: uma análise dos benefícios sociais proporcionados por cooperativas
Título(s) alternativo(s): The impact of the third sector on regional development: an analysis of the social benefits provided by cooperatives
Autor(es): ANDRADE, Mateus Isidoro
SILVA, Samara Cristina de Andrade
Orientador(es): CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Inclusão social;Desenvolvimento sustentável;Governança;Cooperativas
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ANDRADE, Mateus Isidoro; SILVA, Samara Cristina de Andrade. O impacto do terceiro setor no desenvolvimento regional: uma análise dos benefícios sociais proporcionados por cooperativas, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O terceiro setor, por meio das cooperativas, desempenha papel crucial no desenvolvimento regional, promovendo inclusão social e fortalecimento econômico das comunidades onde atuam. A pesquisa se justifica pela relevância de iniciativas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, que visa garantir educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos. O objetivo principal foi investigar como o alcance e as práticas exitosas das cooperativas em outros segmentos podem ser adaptados para ampliar o impacto social e econômico das cooperativas educacionais na RMS. A metodologia adotada foi exploratório-descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando pesquisa de campo por meio de questionários aplicados a cooperativas dos setores agrícola, de crédito e educacional. Foram enviados 199 questionários, com retorno efetivo de 11 respostas, todas dos setores agrícola e de crédito, sem participação das cooperativas educacionais, o que sugere desafios ou desinteresse desse segmento. A análise dos dados revelou que as cooperativas respondentes são instituições consolidadas, com forte compromisso com princípios cooperativistas como ética, transparência, solidariedade e responsabilidade social. Destaca-se a maturidade na governança, a valorização do planejamento estratégico e a capacitação contínua dos membros. Os resultados indicam que, apesar das limitações na participação do setor educacional, as práticas bem-sucedidas das cooperativas de crédito e agrícolas – como a gestão participativa, o fortalecimento das redes de cooperação e o reinvestimento dos resultados na comunidade – podem servir de modelo para o desenvolvimento das cooperativas educacionais, ampliando seu impacto social. O estudo ressalta a importância de estratégias específicas para engajamento e sustentabilidade das cooperativas educacionais, bem como a necessidade de parcerias mais efetivas, especialmente com o setor público.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35292
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.