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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35288
Título: | Desafios das instituições de ensino na inclusão de pessoas com deficiência auditiva |
Título(s) alternativo(s): | Challenges for educational institutions in the inclusion of people with hearing impairments |
Autor(es): | MACEDO, Alessandra dos Santos PEREIRA, Elisete Correia dos Santos CORDEIRO, Gabriel do Nascimento |
Orientador(es): | CANELLA, Victor Borges |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Inclusão social;Pessoas com deficiência auditiva;Instituições de ensino |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) |
Referência Bibliográfica: | MACEDO, Alessandra dos Santos; PEREIRA, Elisete Correia dos Santos; CORDEIRO, Gabriel do Nascimento. Desafios das instituições de ensino na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as práticas adotadas para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em instituições de ensino de Ribeirão Preto–SP, no período entre 2020 e 2024. A importância do tema se justifica pelo significativo número de indivíduos com deficiência auditiva que ainda enfrentam barreiras educacionais e sociais. Utilizando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, o trabalho baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais especializados em Libras. Entre os resultados mais expressivos destaca-se a identificação da insuficiente inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva, frequentemente causada pela falta de obrigatoriedade e lenta implementação do ensino de Libras nas escolas. A participação restrita dos intérpretes no planejamento pedagógico também foi apontada como fator prejudicial à inclusão efetiva. Contudo, evidenciaram-se casos positivos de integração social e acadêmica, especialmente quando há apoio familiar e envolvimento direto da comunidade escolar no aprendizado das Libras. Conclui-se que são necessárias políticas públicas e ações educacionais sistemáticas voltadas para a formação contínua de profissionais e inclusão efetiva das Libras no currículo escolar, visando à melhoria da qualidade educacional e à plena integração social das pessoas com deficiência auditiva. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35288 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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