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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | CANELLA, Victor Borges | - |
dc.contributor.author | MACEDO, Alessandra dos Santos | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Elisete Correia dos Santos | - |
dc.contributor.author | CORDEIRO, Gabriel do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-28T17:36:39Z | - |
dc.date.available | 2025-08-28T17:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Alessandra dos Santos; PEREIRA, Elisete Correia dos Santos; CORDEIRO, Gabriel do Nascimento. Desafios das instituições de ensino na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35288 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as práticas adotadas para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em instituições de ensino de Ribeirão Preto–SP, no período entre 2020 e 2024. A importância do tema se justifica pelo significativo número de indivíduos com deficiência auditiva que ainda enfrentam barreiras educacionais e sociais. Utilizando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, o trabalho baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais especializados em Libras. Entre os resultados mais expressivos destaca-se a identificação da insuficiente inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva, frequentemente causada pela falta de obrigatoriedade e lenta implementação do ensino de Libras nas escolas. A participação restrita dos intérpretes no planejamento pedagógico também foi apontada como fator prejudicial à inclusão efetiva. Contudo, evidenciaram-se casos positivos de integração social e acadêmica, especialmente quando há apoio familiar e envolvimento direto da comunidade escolar no aprendizado das Libras. Conclui-se que são necessárias políticas públicas e ações educacionais sistemáticas voltadas para a formação contínua de profissionais e inclusão efetiva das Libras no currículo escolar, visando à melhoria da qualidade educacional e à plena integração social das pessoas com deficiência auditiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Desafios das instituições de ensino na inclusão de pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges for educational institutions in the inclusion of people with hearing impairments | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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