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dc.contributor.advisorCANELLA, Victor Borges-
dc.contributor.authorMACEDO, Alessandra dos Santos-
dc.contributor.authorPEREIRA, Elisete Correia dos Santos-
dc.contributor.authorCORDEIRO, Gabriel do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-08-28T17:36:39Z-
dc.date.available2025-08-28T17:36:39Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationMACEDO, Alessandra dos Santos; PEREIRA, Elisete Correia dos Santos; CORDEIRO, Gabriel do Nascimento. Desafios das instituições de ensino na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35288-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar e analisar as práticas adotadas para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva em instituições de ensino de Ribeirão Preto–SP, no período entre 2020 e 2024. A importância do tema se justifica pelo significativo número de indivíduos com deficiência auditiva que ainda enfrentam barreiras educacionais e sociais. Utilizando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, o trabalho baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais especializados em Libras. Entre os resultados mais expressivos destaca-se a identificação da insuficiente inclusão escolar dos alunos com deficiência auditiva, frequentemente causada pela falta de obrigatoriedade e lenta implementação do ensino de Libras nas escolas. A participação restrita dos intérpretes no planejamento pedagógico também foi apontada como fator prejudicial à inclusão efetiva. Contudo, evidenciaram-se casos positivos de integração social e acadêmica, especialmente quando há apoio familiar e envolvimento direto da comunidade escolar no aprendizado das Libras. Conclui-se que são necessárias políticas públicas e ações educacionais sistemáticas voltadas para a formação contínua de profissionais e inclusão efetiva das Libras no currículo escolar, visando à melhoria da qualidade educacional e à plena integração social das pessoas com deficiência auditiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDesafios das instituições de ensino na inclusão de pessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.title.alternativeChallenges for educational institutions in the inclusion of people with hearing impairmentspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

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