Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35168
Title: | Qual o limite da usabilidade? avaliação heurística de Chatbots das áreas de saúde e educação. |
Authors: | BUENO, Eduardo Antunes TASSI, Davi Henrique Gonçalves |
Advisor: | RUIZ, Paulo Roberto da Silva |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Inteligência artificial;Linguagem natural;usabilidade |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | 291 |
Citation: | BUENO, Eduardo Antunes; TASSI, Davi Henrique Gonçalves. Qual o limite da usabilidade? avaliação heurística de Chatbots das áreas de saúde e educação. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados) - Faculdade de Tecnologia de Adamantina, Adamantina, 2025. |
Abstract: | Este artigo analisa a usabilidade de Chatbots nas áreas de saúde e educação, com o
objetivo de comparar a eficácia desses sistemas por meio de uma avaliação heurística de
usabilidade. Na área de saúde, foram avaliados os dispositivos ADA Health, Buoy Health,
Your.MD e Dr. Wilson. Já no setor educacional, foram analisados Chatbots de ensino de
línguas: Duolingo, Busuu, Babbel e Mondly. Foi utilizada uma metodologia baseada em nove
heurísticas sobre usabilidade, onde a partir da experiencia de interação os dispositivos
receberam notas classificando-os em quatro graus de problemáticas, sendo da mais simples
a mais severa. As conclusões sugerem que, para melhorar a usabilidade, essas ferramentas
precisam evoluir em termos de design, flexibilidade e adequação aos critérios de
usabilidade, tanto para usuários novatos quanto experientes. O estudo destaca o potencial
dos Chatbots, mas aponta desafios importantes que devem ser superados para maximizar
sua eficácia em diferentes contextos. This article analyzes the usability of Chatbots in the fields of healthcare and education, aiming to compare the effectiveness of these systems through a heuristic usability evaluation. In healthcare, the ADA Health, Buoy Health, Your.MD, and Dr. Wilson devices were assessed. In the educational sector, language learning Chatbots—Duolingo, Busuu, Babbel, and Mondly—were analyzed. A methodology based on nine usability heuristics was used, where interaction experiences were rated, classifying issues into four levels of severity, from minor to critical. The conclusions suggest that to improve usability, these tools need to evolve in terms of design, flexibility, and adherence to usability standards, both for novice and experienced users. The study highlights the potential of Chatbots but identifies significant challenges that must be overcome to maximize their effectiveness in different contexts. |
Description: | Artigo publicado na Revista Eletrônica Anima Terra, Revista Eletrônica Anima Terra, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes – FATEC-MC. Mogi das Cruzes-SP., n°20, ano X, p.16-30, 1° semestre de 2025. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35168 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Davi Tassi e Eduardo Antunes.pdf Restricted Access | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.