Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35161
Título: | Marketing digital para expandir pequenas imobiliárias |
Título(s) alternativo(s): | Digital marketing to expand small real estate agencies |
Autor(es): | CARVALHO, Catherine Scudeler de |
Orientador(es): | GOMES, José William Pinto |
Outro(s) contribuidor(es): | DIAS, Marcos de Carvalho CUNHA, Cíntia Gimenez da |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Gestão da qualidade;Marketing de mídias sociais;Administração de imobiliárias |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | CARVALHO, Catherine Scudeler de. Marketing digital para expandir pequenas imobiliárias, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025 |
Resumo: | Este trabalho trata da aplicação de estratégias de marketing digital em uma pequena
imobiliária que está instalada na cidade de Americana, São Paulo. A empresa, por ter
pouca estrutura e visibilidade, enfrentava dificuldades para atrair novos clientes. O
objetivo foi analisar se ações simples e acessíveis poderiam melhorar sua presença
no mercado e se destacar no setor imobiliário. Para isso, foi aplicado o ciclo PDCA
como metodologia, com observação direta e análises de desempenho. As ações
incluíram a substituição do site antigo utilizado pela empresa pela plataforma Grupo
OLX, que reúne os principais portais imobiliários do país. Os resultados mostraram
um aumento no número de contato de clientes e visitas nos imóveis anunciados, além
de conseguir um alcance maior para imóveis rurais que estão no catálogo da
imobiliária. Com isso, conclui-se que estratégias digitais bem aplicadas podem trazer
um resultado positivo para as empresas que desejam se consolidar no nicho
imobiliário. Este estudo mostra que é possível crescer com poucos recursos, desde
que haja planejamento e monitoramento. This study addresses the application of digital marketing strategies in a small real estate company located in the city of Americana, São Paulo. Due to its limited structure and low visibility, the company faced difficulties in attracting new clients. The objective was to analyze whether simple and accessible actions could improve its market presence and help it stand out in the real estate sector. To achieve this, the PDCA cycle was applied as a methodology, supported by direct observation and performance analysis. The actions included replacing the company's former website with the Grupo OLX platform, which brings together the main real estate portals in the country. The results showed an increase in customer contacts and property visits, as well as broader reach for rural properties in the company’s catalog. It is concluded that well-applied digital strategies can bring positive results to companies seeking to consolidate themselves in the real estate niche. This study demonstrates that it is possible to grow with limited resources, provided there is planning and monitoring. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35161 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20251S_Catherine Scudeler de Carvalho_OD2638.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TA - Catheryne Scudeler de Carvalho_compressed.pdf Restricted Access | 257.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.