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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35149
Title: | Estrada de ferro Funilense: impactos logísticos, econômicos e sociais na região |
Other Titles: | Funilense Railway: logistical, economic and social impacts on the region |
Authors: | SOUZA, Maximiliano Bianco de BUENO, Valdeyer Rangel SANTOS, Vanessa Aparecida Caxa |
Advisor: | BRITO, Erandi Lucas de |
Other contributor: | ORENHAS, Victor Eduardo ZANON, Miguel Francisco Fabrich BRITO, Erandi Lucas de |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Ferrovias;Transporte ferroviário;Desenvolvimento econômico;Logística;Locomotivas a vapor |
Issue Date: | 12-Jun-2025 |
Publisher: | 104 |
Citation: | SOUZA, Maximiliano Bianco de; BUENO, Valdeyer Rangel; SANTOS, Vanessa Aparecida Caxa. Estrada de ferro Funilense: impactos logísticos, econômicos e sociais na região. 2025. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Logística - Artur Nogueira). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual - ETEC Trajano Camargo, Limeira. |
Abstract: | Este artigo analisou os impactos logísticos, econômicos e sociais da Ferrovia Funilense no interior de São Paulo, Brasil. O estudo começou com uma visão histórica do contexto em que a ferrovia foi implementada, destacando o papel das locomotivas a vapor, popularmente conhecidas como maria-fumaça, e sua contribuição para o desenvolvimento regional. Ao comparar a ferrovia com o anterior sistema de transporte baseado em mulas, a pesquisa apontou as melhorias na mobilidade, no fluxo de produção e no crescimento urbano. Livros, fontes digitais e vídeos foram utilizados como referências metodológicas. A análise mostrou que, embora desativada, a Ferrovia Funilense desempenhou um papel estratégico na transformação da logística regional. This paper analyzed the logistical, economic, and social impacts of the Funilense Railway in the countryside of São Paulo, Brazil. The study began with a historical overview of the context in which the railway was implemented, highlighting the role of steam locomotives, popularly known as maria-fumaça, and their contribution to regional development. By comparing the railway with the previous mule-based transportation system, the research pointed out the improvements in mobility, production flow, and urban growth. Books, digital sources, and videos were used as methodological references. The analysis showed that, although deactivated, the Funilense Railway played a strategic role in transforming regional logistics. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35149 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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