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Título: Redução de açúcar
Autor(es): SOUSA, Gabriel Cesar
SILVA, Gustavo Santos da
LIMA, Pedro Rodrigues
Orientador(es): ALMEIDA, Tânia Maria Bernardes de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Consumo de alimentos;Análise sensorial de alimentos
Data do documento: 4-Dez-2024
Editor: 042
Referência Bibliográfica: SOUSA, Gabriel César; SILVA, Gustavo Santos da; LIMA, Pedro Rodrigues. Redução de açúcar. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2024.
Resumo: O açúcar é amplamente consumido em todo o mundo, associado a prazeres e comemorações. No entanto, seu consumo excessivo representa um fator de risco significativo para doenças como diabetes tipo 2 e obesidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda limitar a ingestão de açúcares livres. Para reduzir esse consumo, a educação nutricional é fundamental, assim como a substituição gradual do açúcar por alternativas mais saudáveis e a criação de um ambiente alimentar que favoreça escolhas saudáveis. O aumento do consumo de açúcar nas dietas da população gerou um interesse crescente pelo tema, levando à proposta de investigar estratégias que possam enfraquecer esse hábito prejudicial. O objetivo deste estudo é reduzir o excesso de açúcar na alimentação por meio de substituições saudáveis e avaliação sensorial. Para isso, foi realizada uma receita de bolo com diferentes níveis de açúcar (100%, 50%, 25% e 0%), permitindo a avaliação da aparência, textura e sabor, utilizando um teste de ordenação com provadores da comunidade Etec Benedito Storani. Os resultados preliminares indicam que, embora 80% dos provadores tenham conseguido ordenar corretamente os bolos conforme a concentração de açúcar, cerca de 15% preferiram o bolo com 100% de açúcar. Isso sugere que a redução do açúcar pode impactar a palatabilidade dos alimentos, mas reforça a importância da moderação no consumo diário para melhorar a saúde e a qualidade de vida.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35118
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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