Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35092
Título: Implementação do enriquecimento ambiental na suinocultura nas fases de recria, engorda e terminação
Autor(es): SILVA, Emilly Martins
OLIVEIRA, João Lucas de
ABREU, Luís Otávio Silva
PEDROSO, Vinícius
Orientador(es): SANTOS, Edimar Paulo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Bem-estar do animal;Suinocultura
Data do documento: 26-Nov-2024
Editor: 042
Referência Bibliográfica: SILVA, Emilly Martins, et al. Implementação do enriquecimento ambiental na suinocultura nas fases de recria, engorda e terminação. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Agropecuária) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2024.
Resumo: A suinocultura atual apresenta um mercado bastante competitivo, sendo o Brasil o quarto maior produtor de carne suína do mundo, o que gera milhares de empregos e renda. Tendo em vista a importância dessa atividade econômica para o país, é fundamental atender as exigências do mercado para obter um produto de maior valor e expandir o comércio para países consumidores que exigem boas práticas na suinocultura, principalmente em relação ao bem-estar animal. Uma das medidas utilizadas para proporcionar conforto para os animais é enriquecer o ambiente, introduzindo melhorias de forma torná-lo mais confortável para os animais expressarem seu comportamento natural. Desta forma, o trabalho tem por objetivo introduzir o enriquecimento ambiental para o setor de suinocultura da escola técnica ETEC Benedito Storani a fim reduzir o comportamento agressivo entre os suínos e assim diminuir os custos com medicamentos e aumentar o ganho de peso dos animais. No enriquecimento ambiental da suinocultura da ETEC Benedito Storani, foi feito uma manutenção geral de limpeza e identificação das baias, logo após esses procedimentos, foi implementado um sistema de enriquecimento ocupacional contendo 2 pneus por baia. De tal maneira, observou-se que o comportamento dos suínos apresentou menor taxa de agressividade, passando a serem mais calmos. Além disso, nota-se que a quantidade de feridas dos suínos que conviviam em conjunto reduziu. O enriquecimento ambiental busca reduzir os estresse dos animais, trazendo ferramentas para o incentivar o animal ao seu comportamento natural, na ETEC Benedito Storani foi realizado na intenção de impedir estresse e o possível canibalismo dos animais, assim sendo realizado procedimentos de melhoramento do setor como limpeza e remoção de animais invasores, a fim de resultar um ambiente mais confortável e menos estressante de animais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35092
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agropecuaria_2024_2_emilymartinssilva_implementaçãodoenriquecimentoambientalnasuinocultura.pdf936.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.