Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35030
Título: Superando barreiras e aproveitando oportunidades: PME's no e-commerce de Americana
Título(s) alternativo(s): Overcoming barriers and seizing opportunities: SMEs in e-commerce in Americana
Autor(es): PEGORARO, Larissa Silva Duarte
DOMINGOS, Natalia Eloisa Guilherme
NUNES, Valleska Tainara Procópio
Orientador(es): SANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Varejo;Vestuário;Empreendedorismo
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: PEGORARO, Valleska Tainara Procópio; DOMINGOS, Natalia Eloisa Guilherme; NUNES, Valleska Tainara Procópio. Superando barreiras e aproveitando oportunidades: PME's no e-commerce de Americana, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A expansão do comércio eletrônico tem redefinido o comportamento do consumidor, impactando as lojas físicas de vestuário em Americana/SP. Este estudo buscou mostrar as barreiras e estratégias para PMEs se adaptarem ao e-commerce. Compreendeu as preferências de compra do consumidor e propôs soluções para a adaptação do comércio tradicional da região. A metodologia adotou abordagem qualitativa e exploratória, com revisão bibliográfica e coleta de dados empíricos. Foram aplicados questionários com consumidores da região de Americana e com lojistas do setor de vestuário. Os resultados indicam que, embora o e-commerce esteja em ascensão, as lojas físicas possuem espaço significativo, especialmente quando oferecem promoções exclusivas, bom atendimento e experiências sensoriais. Do ponto de vista dos lojistas, constatou-se que de maioria utilizam o meio digital principalmente as redes sociais como ferramenta de divulgação, mostrando que, após a pandemia, adquiriram estratégias multicanais para aumentar ou complementar vendas. Entre os principais desafios apontados estão o atendimento simultâneo entre os canais digitais e físicos e as taxas locais de estacionamento em algumas regiões. O projeto mantém forte relação com a comunidade externa ao propor soluções, incentivar a inovação e promover o fortalecimento do comércio local, contribuindo para a geração de renda e adaptação das PME’s ao novo perfil de consumo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35030
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.