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dc.contributor.advisorSANTOS, Marcia Eliza de Godoi dos-
dc.contributor.authorPEGORARO, Larissa Silva Duarte-
dc.contributor.authorDOMINGOS, Natalia Eloisa Guilherme-
dc.contributor.authorNUNES, Valleska Tainara Procópio-
dc.date.accessioned2025-08-20T17:44:28Z-
dc.date.available2025-08-20T17:44:28Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationPEGORARO, Valleska Tainara Procópio; DOMINGOS, Natalia Eloisa Guilherme; NUNES, Valleska Tainara Procópio. Superando barreiras e aproveitando oportunidades: PME's no e-commerce de Americana, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35030-
dc.description.abstractA expansão do comércio eletrônico tem redefinido o comportamento do consumidor, impactando as lojas físicas de vestuário em Americana/SP. Este estudo buscou mostrar as barreiras e estratégias para PMEs se adaptarem ao e-commerce. Compreendeu as preferências de compra do consumidor e propôs soluções para a adaptação do comércio tradicional da região. A metodologia adotou abordagem qualitativa e exploratória, com revisão bibliográfica e coleta de dados empíricos. Foram aplicados questionários com consumidores da região de Americana e com lojistas do setor de vestuário. Os resultados indicam que, embora o e-commerce esteja em ascensão, as lojas físicas possuem espaço significativo, especialmente quando oferecem promoções exclusivas, bom atendimento e experiências sensoriais. Do ponto de vista dos lojistas, constatou-se que de maioria utilizam o meio digital principalmente as redes sociais como ferramenta de divulgação, mostrando que, após a pandemia, adquiriram estratégias multicanais para aumentar ou complementar vendas. Entre os principais desafios apontados estão o atendimento simultâneo entre os canais digitais e físicos e as taxas locais de estacionamento em algumas regiões. O projeto mantém forte relação com a comunidade externa ao propor soluções, incentivar a inovação e promover o fortalecimento do comércio local, contribuindo para a geração de renda e adaptação das PME’s ao novo perfil de consumo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSuperando barreiras e aproveitando oportunidades: PME's no e-commerce de Americanapt_BR
dc.title.alternativeOvercoming barriers and seizing opportunities: SMEs in e-commerce in Americanapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
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