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Título: Consumo com consciência: educação financeira em municípios paulistas do Alto Tietê
Título(s) alternativo(s): Conscious consumption: financial education in the Alto Tietê municipalities of São Paulo
Autor(es): SANTOS, Alessandra Maria da Silva
OLIVEIRA, Julia Santos
RIBEIRO, Paulo Henrique Barbosa
Orientador(es): PLATERO, Luciana Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação financeira;Inclusão social;Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SANTOS, Alessandra Maria da Silva; OLIVEIRA, Julia Santos; RIBEIRO, Paulo Henrique Barbosa. Consumo com consciência: educação financeira em municípios paulistas do Alto Tietê, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o papel da educação financeira na promoção do consumo consciente em comunidades periféricas de municípios paulistas da região do Alto Tietê. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, analisaram-se teorias e dados sobre exclusão financeira, desigualdade social e práticas voltadas à educação financeira. A análise evidenciou que grande parte da população periférica enfrenta dificuldades na compreensão de conceitos financeiros essenciais, como juros, crédito e planejamento orçamentário. Essa lacuna contribui para comportamentos de consumo impulsivo e endividamento. A escola pública, nesse contexto, assume papel estratégico na disseminação de conhecimento financeiro, desde que respaldada por políticas públicas efetivas, formação docente adequada e uso de materiais didáticos contextualizados. Algumas iniciativas de educação financeira em escolas representam um avanço na integração entre educação formal e práticas de finanças pessoais. Além disso, o consumo consciente é abordado como prática ética e crítica, essencial para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a educação financeira, quando adaptada à realidade social e econômica local, é uma ferramenta de inclusão, autonomia e empoderamento social.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34913
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