Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34913
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PLATERO, Luciana Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Alessandra Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Julia Santos | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Paulo Henrique Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T18:33:38Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T18:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alessandra Maria da Silva; OLIVEIRA, Julia Santos; RIBEIRO, Paulo Henrique Barbosa. Consumo com consciência: educação financeira em municípios paulistas do Alto Tietê, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34913 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar o papel da educação financeira na promoção do consumo consciente em comunidades periféricas de municípios paulistas da região do Alto Tietê. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, analisaram-se teorias e dados sobre exclusão financeira, desigualdade social e práticas voltadas à educação financeira. A análise evidenciou que grande parte da população periférica enfrenta dificuldades na compreensão de conceitos financeiros essenciais, como juros, crédito e planejamento orçamentário. Essa lacuna contribui para comportamentos de consumo impulsivo e endividamento. A escola pública, nesse contexto, assume papel estratégico na disseminação de conhecimento financeiro, desde que respaldada por políticas públicas efetivas, formação docente adequada e uso de materiais didáticos contextualizados. Algumas iniciativas de educação financeira em escolas representam um avanço na integração entre educação formal e práticas de finanças pessoais. Além disso, o consumo consciente é abordado como prática ética e crítica, essencial para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a educação financeira, quando adaptada à realidade social e econômica local, é uma ferramenta de inclusão, autonomia e empoderamento social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Consumo com consciência: educação financeira em municípios paulistas do Alto Tietê | pt_BR |
dc.title.alternative | Conscious consumption: financial education in the Alto Tietê municipalities of São Paulo | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2025_1_alessandrasantos_consumocomconscienciaeducacaofinanceira.pdf Restricted Access | 286.94 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
gestaoempresarial_2025_1_alessandrasantos_consumocomconscienciaeducacaofinanceira_TA.pdf Restricted Access | 151.31 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.