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Title: Aplicativos para comunicação alternativa e aumentativa para crianças com TEA
Other Titles: Apps for alternative and augmentative communication for children with ASD
Authors: SOBAR, Pedro Josef
Advisor: MARTINATI, Rafael Rodrigo
Other contributor: BODÊ, Jonas
PARIZOTTO, Lucas Serafim
type of document: Monografia
Keywords: aplicativos móveis;Inclusão digital;Transtorno do espectro autista;Comunicação digital
Issue Date: 28-Jun-2025
Publisher: 004
Citation: SOBAR, Pedro Josef. Aplicativos para comunicação alternativa e aumentativa para crianças com TEA, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025
Abstract: A presente monografia tem como objetivo analisar aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) voltados para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não utilizam a fala como principal meio de comunicação. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na Análise Aplicada do Comportamento (ABA), foram avaliados quatro aplicativos disponíveis em português: CBoard, Matraquinha, Livox e SymboTalk. Foram considerados critérios como usabilidade, personalização, acessibilidade e compatibilidade tecnológica. Os resultados destacam a importância da personalização do vocabulário e da acessibilidade linguística, bem como a necessidade de validações empíricas futuras. Este trabalho contribui para a compreensão e aprimoramento de tecnologias assistivas que promovam a inclusão comunicacional de pessoas com TEA.
This monograph aims to analyze Augmentative and Alternative Communication (AAC) applications designed for children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) who do not use speech as their primary means of communication. Using a qualitative approach based on Applied Behavior Analysis (ABA), four Portuguese-language applications were evaluated: CBoard, Matraquinha, Livox, and SymboTalk. The evaluation considered usability, vocabulary customization, linguistic accessibility, and device compatibility. The findings emphasize the importance of personalized content and language support, while highlighting the need for further empirical validation. This study contributes to the understanding and development of assistive technologies that promote communicative inclusion for individuals with ASD.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34910
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