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dc.contributor.advisorMARTINATI, Rafael Rodrigo-
dc.contributor.authorSOBAR, Pedro Josef-
dc.contributor.otherBODÊ, Jonas-
dc.contributor.otherPARIZOTTO, Lucas Serafim-
dc.date.accessioned2025-08-18T18:19:57Z-
dc.date.available2025-08-18T18:19:57Z-
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.citationSOBAR, Pedro Josef. Aplicativos para comunicação alternativa e aumentativa para crianças com TEA, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34910-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar aplicativos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) voltados para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não utilizam a fala como principal meio de comunicação. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na Análise Aplicada do Comportamento (ABA), foram avaliados quatro aplicativos disponíveis em português: CBoard, Matraquinha, Livox e SymboTalk. Foram considerados critérios como usabilidade, personalização, acessibilidade e compatibilidade tecnológica. Os resultados destacam a importância da personalização do vocabulário e da acessibilidade linguística, bem como a necessidade de validações empíricas futuras. Este trabalho contribui para a compreensão e aprimoramento de tecnologias assistivas que promovam a inclusão comunicacional de pessoas com TEA.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze Augmentative and Alternative Communication (AAC) applications designed for children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD) who do not use speech as their primary means of communication. Using a qualitative approach based on Applied Behavior Analysis (ABA), four Portuguese-language applications were evaluated: CBoard, Matraquinha, Livox, and SymboTalk. The evaluation considered usability, vocabulary customization, linguistic accessibility, and device compatibility. The findings emphasize the importance of personalized content and language support, while highlighting the need for further empirical validation. This study contributes to the understanding and development of assistive technologies that promote communicative inclusion for individuals with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAplicativos para comunicação alternativa e aumentativa para crianças com TEApt_BR
dc.title.alternativeApps for alternative and augmentative communication for children with ASDpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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