Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34909
Título: Desafios do microempreendedor individual no setor alimentício em Itapetininga/SP
Título(s) alternativo(s): Challenges for individual microentrepreneurs in the food sector in Itapetininga/SP
Autor(es): MEIRA, Ana Paula Tavares de
FARIA, Nicole Paula Almeida Rodrigues de
Orientador(es): PLATERO, Luciana Gonçalves
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Empreendedorismo;Alimentos;Mercados
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: MEIRA, Ana Paula Tavares de; FARIA, Nicole Paula Almeida Rodrigues de. Desafios do microempreendedor individual no setor alimentício em Itapetininga/SP, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O empreendedor surgiu diante da necessidade econômica, mas foi na pandemia da Covid-19 que muitos modelos de empreendimentos se desenvolveram ou se consolidaram. O presente artigo busca compreender os aspectos e comportamentos do microempreendedor individual do setor alimentício da cidade de Itapetininga/SP, avaliando suas oportunidades e dificuldades, identificando as práticas e estratégias adotadas que contribuem para o desenvolvimento de seu negócio. Busca, também, entender como funciona esse tipo de empreendimento na região, como é o relacionamento com os clientes e as estratégias utilizadas para combater os desafios mercadológicos. Para tal, além de pesquisas bibliográficas, foi proposto um questionário digital, com a participação de 21 microempreendedores da cidade de Itapetininga. A região de Itapetininga oferece boa qualidade de vida e oportunidades para microempreendedores, possui apoio de instituições como o SEBRAE, a prefeitura municipal, além de um bom conjunto de fornecedores e clientes. No entanto, a região ainda apresenta alguns obstáculos como, o preço elevado dos insumos, baixo poder aquisitivo da população, falta de mão de obra qualificada e capacitação para aprimorar o negócio, sendo esses alguns dos empecilhos para que microempreendedores promovam suas empresas. O microempresário da área de alimentos da região, deve investir em aspectos que gerem vínculo e valor para a cidade, assim ele criará maior proximidade com seus clientes e poderá ampliar o alcance de seu negócio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34909
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.