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dc.contributor.advisorPLATERO, Luciana Gonçalves-
dc.contributor.authorMEIRA, Ana Paula Tavares de-
dc.contributor.authorFARIA, Nicole Paula Almeida Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-08-18T18:14:03Z-
dc.date.available2025-08-18T18:14:03Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationMEIRA, Ana Paula Tavares de; FARIA, Nicole Paula Almeida Rodrigues de. Desafios do microempreendedor individual no setor alimentício em Itapetininga/SP, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34909-
dc.description.abstractO empreendedor surgiu diante da necessidade econômica, mas foi na pandemia da Covid-19 que muitos modelos de empreendimentos se desenvolveram ou se consolidaram. O presente artigo busca compreender os aspectos e comportamentos do microempreendedor individual do setor alimentício da cidade de Itapetininga/SP, avaliando suas oportunidades e dificuldades, identificando as práticas e estratégias adotadas que contribuem para o desenvolvimento de seu negócio. Busca, também, entender como funciona esse tipo de empreendimento na região, como é o relacionamento com os clientes e as estratégias utilizadas para combater os desafios mercadológicos. Para tal, além de pesquisas bibliográficas, foi proposto um questionário digital, com a participação de 21 microempreendedores da cidade de Itapetininga. A região de Itapetininga oferece boa qualidade de vida e oportunidades para microempreendedores, possui apoio de instituições como o SEBRAE, a prefeitura municipal, além de um bom conjunto de fornecedores e clientes. No entanto, a região ainda apresenta alguns obstáculos como, o preço elevado dos insumos, baixo poder aquisitivo da população, falta de mão de obra qualificada e capacitação para aprimorar o negócio, sendo esses alguns dos empecilhos para que microempreendedores promovam suas empresas. O microempresário da área de alimentos da região, deve investir em aspectos que gerem vínculo e valor para a cidade, assim ele criará maior proximidade com seus clientes e poderá ampliar o alcance de seu negócio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectMercadospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDesafios do microempreendedor individual no setor alimentício em Itapetininga/SPpt_BR
dc.title.alternativeChallenges for individual microentrepreneurs in the food sector in Itapetininga/SPpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



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