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Título: Absenteísmo docente.
Título(s) alternativo(s): Teacher absenteeism.
Autor(es): OLIVEIRA, Malvina de Quadros de
MASTRAGELO, Michelly
SANTOS, Stephane Evellyn Souza
Orientador(es): CAJUELA, Alexandre Rodrigues
Outro(s) contribuidor(es): SIQUEIRA, Elaine Cristina
LAND, Leandro
PASCUI JUNIOR, João Donizeti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Recursos humanos;Absenteísmo;Ensino fundamental
Data do documento: Jul-2025
Editor: 138
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Malvina de Quadros de; MASTRANGELO, Michelly; SANTOS, Stephane Evellyn Souza. Absenteísmo docente, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2025.
Resumo: Este estudo analisa e compara as taxas de absenteísmo docente nas redes pública e privada de ensino fundamental, buscando compreender suas causas e a atuação da gestão escolar diante desse fenômeno. Com uma abordagem quantitativa e qualitativa, foram aplicados questionários a 63 professores e 14 gestores na região de Fernandópolis/SP. Os resultados indicam que o absenteísmo não é um problema generalizado, mas ocorre de forma pontual, frequentemente relacionado a fatores pessoais e familiares, como problemas de saúde física e mental e obrigações domésticas; embora questões estruturais e insatisfação com o ambiente escolar tenham sido mencionadas com menor frequência, esses fatores ainda representam desafios significativos para a gestão de recursos humanos, especialmente na rede estadual de ensino, cuja centralização dificulta a formulação e implementação de políticas mais eficazes. Tanto professores quanto gestores destacam a valorização profissional, o equilíbrio da carga de trabalho e o suporte emocional como aspectos essenciais para a prevenção de ausências, sendo fundamental a integração do setor de Recursos Humanos (RH) com a gestão escolar para coletar dados confiáveis, apoiar na tomada de decisões, identificar causas específicas das ausências e propor ações personalizadas, como programas de promoção da saúde e capacitação contínua. Contudo, muitas instituições ainda carecem de políticas estruturadas para monitorar as ausências, apresentando lacunas nas medidas voltadas ao bem-estar dos docentes. A importância deste tema se justifica pela necessidade de entender os desafios enfrentados pelos profissionais da educação e os impactos negativos das ausências no cotidiano escolar, com a expectativa de que os achados deste estudo subsidiem práticas de gestão mais sensíveis, preventivas e eficazes nas redes públicas e privadas, contribuindo para a permanência e valorização dos docentes.
This study analyzes and compares the rates of teaching absenteeism in public and private elementary and middle schools seeking to understand its causes and the school management acting in the face of this phenomenon. Using a quantitative and qualitative approach, questionnaires to 63 teachers and 14 managers of Fernandópolis SP were applied. The output points out that the absenteeism is not a general issue, but a specific one, being predominantly related to personal and familiar factors, such as household needs and physical and mental health matters; although structural issues and dissatisfaction with the learning environment have been less frequently cited. These factors still represent relevant challenges for Human Resources Management, especially for the state education system, whose centralization makes design and implementation of more effective policies more difficult. Both teachers and school managers have pointed out the importance of professional valorization, the balance of workload and emotional support as key elements if we want to prevent absences, being the integration of Human Resources Management with the school management fundamental, in order to collect reliable data, support in decision-take actions, identify specific causes and offer custom-made solutions concerning absenteeism, such as programs of health promotion and ongoing qualification. However, a great number of institutions still lack structured policies in order to monitor and confront the absenteeism, presenting gaps in the actions directed to the teachers’ well-being. The relevance of this issue is justified by the need of understanding the challenges faced by the education professionals and the negative consequences of the absences in school life, hoping that, with the findings of this study, more effective, preventive and humane management practices could be subsidized in public and private schools, contributing to the teachers’ stay and valorization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34811
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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