Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34803
Título: Análise de implantação de um sistema eletrônico em uma instituição de ensino superior gratuita
Título(s) alternativo(s): Analysis of the implementation of an electronic system in a free higher education institution
Autor(es): BARBOSA, Bianca da Silva
ROCHA, Elaine Cristina Santos
ANDRADE, Flaviane Cruz de
CAPANA, Kelly Cristina
Orientador(es): PASQUALINI, Elaine
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Processo administrativo;DIGITALIZAÇÃO;Sustentabilidade;Tecnologia da informação
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: BARBOSA, Bianca da Silva; ROCHA, Elaine Cristina Santos; ANDRADE, Flaviane Cruz de; CAPANA, Kelly Cristina. Análise de implantação de um sistema eletrônico em uma instituição de ensino superior gratuita, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A digitalização de processos administrativos nas instituições de ensino superior, tem se tornado uma prioridade em face da crescente necessidade de sustentabilidade. Desta forma, o objetivo do trabalho foi analisar os resultados obtidos após a implantação do sistema eletrônico de informações em uma instituição de ensino superior gratuita, com foco na sustentabilidade e na gestão administrativa. A pesquisa visou entender os impactos da digitalização dos processos internos, especialmente na redução do consumo de papel. Utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa e foram coletados dados sobre a aquisição de papel antes e depois da adoção do SEI, além de uma entrevista semiestruturada com uma funcionária da instituição. Os resultados demonstraram uma redução de 48,33% no consumo de papel no primeiro ano após a implantação do SEI, o que representa uma economia de aproximadamente 9,35 árvores, além de economia hídrica e energética. Essa redução está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reafirmando o papel social e ambiental da instituição. A entrevista revelou que, apesar de uma resistência inicial dos colaboradores, devido à mudança de sistemas, o SEI trouxe diversos benefícios como maior agilidade nos processos, organização documental, acesso rápido à informação e redução do trabalho manual. Os principais desafios enfrentados foram a digitalização de documentos físicos e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A pesquisa destacou também a relevância da capacitação contínua dos funcionários no usodo sistema. Concluiu-se que a implantação do SEI representou um avanço significativo na gestão pública, promovendo eficiência, economia de recursos naturais e engajamento com práticas sustentáveis. Para pesquisas futuras, sugere-se a aplicação de questionários com amostras maiores para ampliar a análise qualitativa e quantitativa dos impactos do SEI.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34803
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.