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dc.contributor.advisorPASQUALINI, Elaine-
dc.contributor.authorBARBOSA, Bianca da Silva-
dc.contributor.authorROCHA, Elaine Cristina Santos-
dc.contributor.authorANDRADE, Flaviane Cruz de-
dc.contributor.authorCAPANA, Kelly Cristina-
dc.date.accessioned2025-08-14T17:03:22Z-
dc.date.available2025-08-14T17:03:22Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Bianca da Silva; ROCHA, Elaine Cristina Santos; ANDRADE, Flaviane Cruz de; CAPANA, Kelly Cristina. Análise de implantação de um sistema eletrônico em uma instituição de ensino superior gratuita, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34803-
dc.description.abstractA digitalização de processos administrativos nas instituições de ensino superior, tem se tornado uma prioridade em face da crescente necessidade de sustentabilidade. Desta forma, o objetivo do trabalho foi analisar os resultados obtidos após a implantação do sistema eletrônico de informações em uma instituição de ensino superior gratuita, com foco na sustentabilidade e na gestão administrativa. A pesquisa visou entender os impactos da digitalização dos processos internos, especialmente na redução do consumo de papel. Utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa e foram coletados dados sobre a aquisição de papel antes e depois da adoção do SEI, além de uma entrevista semiestruturada com uma funcionária da instituição. Os resultados demonstraram uma redução de 48,33% no consumo de papel no primeiro ano após a implantação do SEI, o que representa uma economia de aproximadamente 9,35 árvores, além de economia hídrica e energética. Essa redução está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reafirmando o papel social e ambiental da instituição. A entrevista revelou que, apesar de uma resistência inicial dos colaboradores, devido à mudança de sistemas, o SEI trouxe diversos benefícios como maior agilidade nos processos, organização documental, acesso rápido à informação e redução do trabalho manual. Os principais desafios enfrentados foram a digitalização de documentos físicos e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A pesquisa destacou também a relevância da capacitação contínua dos funcionários no usodo sistema. Concluiu-se que a implantação do SEI representou um avanço significativo na gestão pública, promovendo eficiência, economia de recursos naturais e engajamento com práticas sustentáveis. Para pesquisas futuras, sugere-se a aplicação de questionários com amostras maiores para ampliar a análise qualitativa e quantitativa dos impactos do SEI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectProcesso administrativopt_BR
dc.subjectDIGITALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAnálise de implantação de um sistema eletrônico em uma instituição de ensino superior gratuitapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the implementation of an electronic system in a free higher education institutionpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
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