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Título: Geração Z no mercado de trabalho.
Título(s) alternativo(s): Generation Z in the job market.
Autor(es): ALMEIDA, Adalberto
JOAQUIM, Alessandro Venute
FERREIRA, Ariely Comino
SPARAPAGNI, Emily Prando
MENDONÇA, Fabrício de Oliveira
Orientador(es): PEDRO, Tatiane da Silva Madureira
Outro(s) contribuidor(es): PASCUI JUNIOR, João Donizeti
LAND, Leandro
CANADA, Maurício Flávio
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Mercado de trabalho;Tecnologia;Modelos organizacionais
Data do documento: Jul-2025
Editor: 138
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Adalberto; JOAQUIM, Alessandro Venute; FERREIRA, Ariely Comino; SPARAPAGNI, Emily Prando; MENDONÇA, Fabrício de Oliveira. Geração Z no mercado de trabalho, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2025.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o perfil da Geração Z no mercado de trabalho, identificando suas principais características, expectativas e desafios. A pesquisa evidenciou que esses jovens, nascidos entre 1995 e 2010, destacam-se pela forte relação com a tecnologia, hiperconectividade e busca por ambientes de trabalho flexíveis, inclusivos e inovadores. Entretanto, também enfrentam dificuldades, como a adaptação a ambientes corporativos tradicionais, desafios relacionados à saúde mental e à automação crescente no mercado de trabalho. Através de uma pesquisa de campo, foram coletados dados que reforçam a necessidade das organizações se adaptarem a esse novo perfil profissional, valorizando elementos como bem-estar, diversidade e propósito. O estudo aponta que a Geração Z será protagonista de grandes transformações, exigindo mudanças significativas na gestão de pessoas e nos modelos organizacionais.
This Final Project aims to analyze the profile of Generation Z in the job market, identifying its main characteristics, expectations and challenges. The research showed that these young people, born between 1995 and 2010, stand out for their strong relationship with technology, hyperconnectivity and search for flexible, inclusive and innovative work environments. However, they also face difficulties, such as adapting to traditional corporate environments, challenges related to mental health and increasing automation in the job market. Through field research, data was collected that reinforces the need for organizations to adapt to this new professional profile, valuing elements such as well-being, diversity and purpose. The study indicates that Generation Z will be the protagonist of major transformations, requiring significant changes in people management and organizational models.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34799
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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