Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34737
Título: Lei de diretrizes para a política municipal de educação ambiental e os desafios para Barueri
Título(s) alternativo(s): Guidelines Law for Municipal Environmental Education Policy and Challenges for Barueri
Autor(es): SANGREGORIO, Camila Grasiele
FREITAS, Geovanna Amorim de
LIMA, Patrick Galeazzi
COSTA, Samuel Figueiredo
Orientador(es): LIMA, Anderson Antonio de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação ambiental;Políticas públicas;Sustentabilidade;Lei
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SANGREGORIO, Camila Grasiele; FREITAS, Geovanna Amorim de; LIMA, Patrick Galeazzi; COSTA, Samuel Figueiredo. Lei de diretrizes para a política municipal de educação ambiental e os desafios para Barueri, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades na implementação da Lei nº 2.603/2018, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental no município de Barueri. A relevância do estudo está associada ao contexto de rápido crescimento urbano da cidade, que demanda ações concretas para garantir o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da população. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, integrando dados quantitativos obtidos por meio de questionários estruturados e análises qualitativas provenientes de entrevistas semiestruturadas com educadores, técnicos e moradores. Os resultados revelam que, embora a lei seja considerada importante por grande parte dos entrevistados, sua divulgação ainda é limitada, especialmente em regiões mais afastadas do centro. A participação da sociedade civil e de empresas ocorre de maneira pontual e pouco integrada. A análise das respostas indica a necessidade de maior articulação entre o poder público, as escolas e a população, bem como a criação de estratégias que envolvam múltiplos atores sociais. Conclui-se que a efetividade da política depende do fortalecimento da educação ambiental como ferramenta de transformação cultural e de construção de uma cidade mais sustentável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34737
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.