Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Anderson Antonio de | - |
dc.contributor.author | SANGREGORIO, Camila Grasiele | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Geovanna Amorim de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Patrick Galeazzi | - |
dc.contributor.author | COSTA, Samuel Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T17:21:31Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T17:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SANGREGORIO, Camila Grasiele; FREITAS, Geovanna Amorim de; LIMA, Patrick Galeazzi; COSTA, Samuel Figueiredo. Lei de diretrizes para a política municipal de educação ambiental e os desafios para Barueri, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34737 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades na implementação da Lei nº 2.603/2018, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental no município de Barueri. A relevância do estudo está associada ao contexto de rápido crescimento urbano da cidade, que demanda ações concretas para garantir o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da população. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, integrando dados quantitativos obtidos por meio de questionários estruturados e análises qualitativas provenientes de entrevistas semiestruturadas com educadores, técnicos e moradores. Os resultados revelam que, embora a lei seja considerada importante por grande parte dos entrevistados, sua divulgação ainda é limitada, especialmente em regiões mais afastadas do centro. A participação da sociedade civil e de empresas ocorre de maneira pontual e pouco integrada. A análise das respostas indica a necessidade de maior articulação entre o poder público, as escolas e a população, bem como a criação de estratégias que envolvam múltiplos atores sociais. Conclui-se que a efetividade da política depende do fortalecimento da educação ambiental como ferramenta de transformação cultural e de construção de uma cidade mais sustentável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Lei | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Lei de diretrizes para a política municipal de educação ambiental e os desafios para Barueri | pt_BR |
dc.title.alternative | Guidelines Law for Municipal Environmental Education Policy and Challenges for Barueri | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2025_1_camilagrasielesangregorio_leidediretrizesparaapolitica.pdf | 472.18 kB | Adobe PDF | View/Open | |
gestaoempresarial_2025_1_camilagrasielesangregorio_leidediretrizesparaapolitica_TA.pdf Restricted Access | 174.26 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.