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Título: O impacto da saúde emocional nos profissionais da área da educação
Título(s) alternativo(s): The impact of emotional health on education professionals
Autor(es): FERREIRA, Juan Lucio Santos
PYRAMO, Jacqueline Procópio
SILVA, Marina Uchoas da
Orientador(es): SILVÉRIO, Magdo Martins
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação;Estresse profissional;Pesquisa quantitativa;Saúde mental
Data do documento: 27-Jun-2025
Editor: 238
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Juan Lucio Santos; PYRAMO, Jacqueline Procópio; SILVA, Marina Uchoas da. O impacto da saúde emocional nos profissionais da área da educação, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto da saúde emocional nos profissionais da área da educação, com foco nos aspectos que influenciam o bem-estar psicológico desses trabalhadores. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários a docentes atuantes em instituições públicas e privadas. O estudo buscou identificar a frequência de sintomas relacionados ao estresse, ansiedade, sobrecarga de trabalho e outros indicadores emocionais que afetam o cotidiano profissional. Os dados foram obtidos por uma pesquisa de campo, organizados em gráficos, permitindo uma visão ampla das percepções dos participantes sobre sua saúde emocional no ambiente educacional. Portanto, por meio das pesquisas realizadas e método qualitativo mencionados anteriormente, a hipótese levantada no início do trabalho, seria de que o desrespeito, a sobrecarga de trabalho e o baixo salário são os principais fatores que afetam a saúde emocional dos profissionais da educação, prejudicando o desempenho dos estudantes.
Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto da saúde emocional nos profissionais da área da educação, com foco nos aspectos que influenciam o bem-estar psicológico desses trabalhadores. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários a docentes atuantes em instituições públicas e privadas. O estudo buscou identificar a frequência de sintomas relacionados ao estresse, ansiedade, sobrecarga de trabalho e outros indicadores emocionais que afetam o cotidiano profissional. Os dados foram obtidos por uma pesquisa de campo, organizados em gráficos, permitindo uma visão ampla das percepções dos participantes sobre sua saúde emocional no ambiente educacional. Portanto, por meio das pesquisas realizadas e método qualitativo mencionados anteriormente, a hipótese levantada no início do trabalho, seria de que o desrespeito, a sobrecarga de trabalho e o baixo salário são os principais fatores que afetam a saúde emocional dos profissionais da educação, prejudicando o desempenho dos estudantes.
The aim of this study is to analyze the impact of emotional health on education professionals, focusing on the aspects that influence their psychological well-being. The research was carried out using a quantitative approach, through the application of questionnaires to teachers working in public and private institutions. The study sought to identify the frequency of symptoms related to stress, anxiety, work overload and other emotional indicators that affect professional daily life. The data was obtained through a field survey and organized in graphs, allowing a broad view of the participants' perceptions of their emotional health in the educational environment. Therefore, through the research carried out and the qualitative method mentioned above, the hypothesis raised at the beginning of the work would be that disrespect, work overload and low pay are the main factors affecting the emotional health of education professionals, harming student performance.
The aim of this study is to analyze the impact of emotional health on education professionals, focusing on the aspects that influence their psychological well-being. The research was carried out using a quantitative approach, through the application of questionnaires to teachers working in public and private institutions. The study sought to identify the frequency of symptoms related to stress, anxiety, work overload and other emotional indicators that affect professional daily life. The data was obtained through a field survey and organized in graphs, allowing a broad view of the participants' perceptions of their emotional health in the educational environment. Therefore, through the research carried out and the qualitative method mentioned above, the hypothesis raised at the beginning of the work would be that disrespect, work overload and low pay are the main factors affecting the emotional health of education professionals, harming student performance.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34709
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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