Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOSHIIWA, Marie-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Mirielen da Cruz-
dc.contributor.otherOSHIIWA, Marie-
dc.date.accessioned2025-08-05T19:45:07Z-
dc.date.available2025-08-05T19:45:07Z-
dc.date.issued2025-06-19-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Mirielen da Cruz. Gestão comercial e publicidade: a importância dos meios de comunicação na construção da identidade da empresa. Orientadora: Marie Oshiiwa. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34602-
dc.descriptionArtigo científico válido como TCC também disponível no endereço: DOI: 10.55905/revconv.18n.3-131pt_BR
dc.description.abstractA publicidade vinculada aos veículos de comunicação adequados é imprescindível para fortalecer a marca e a imagem de uma empresa. Nesse contexto, as mídias eletrônicas e físicas tornam-se ferramentas essenciais na comunicação entre empresa e consumidor, permitindo a construção de confiança e credibilidade, fatores indispensáveis para o sucesso organizacional. Além disso, a escolha estratégica dos canais de comunicação pode ampliar o alcance e a influência da marca no mercado, tornando-a mais competitiva e consolidada. O objetivo deste artigo foi apresentar a importância das diferentes mídias na construção e consolidação da imagem corporativa, destacando seus impactos na percepção do público. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica nas áreas de Gestão Comercial e Publicidade, além da aplicação de um questionário para análise prática. Os resultados demonstram que os meios de comunicação influenciam diretamente a percepção dos consumidores sobre as empresas, sendo que fatores como responsabilidade socioambiental, valores institucionais e polêmicas impactam significativamente a decisão de compra dos consumidores, evidenciando a relevância da comunicação estratégica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Advertising linked to appropriate communication vehicles is essential for strengthening a company's brand and image. In this context, electronic and physical media become essential tools in communication between companies and consumers, enabling the construction of trust and credibility—key factors for organizational success. Furthermore, the strategic choice of communication channels can expand a brand’s reach and influence in the market, making it more competitive and consolidated. This article aimed to present the importance of different media in building and strengthening corporate image, highlighting their impact on public perception. The methodology included a literature review in the fields of Commercial Management and Advertising, as well as the application of a questionnaire for practical analysis. The results show that communication channels directly influence consumers’ perceptions of companies. Factors such as socio-environmental responsibility, institutional values, and controversies significantly impact consumers' purchasing decisions, highlighting the relevance of strategic communication.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher130pt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectImagem organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGestão comercial e publicidade: a importância dos meios de comunicação na construção da identidade da empresapt_BR
dc.title.alternativeCommercial management and advertising: the importance of media in building a company's identitypt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.