Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34590
Título: | Psicologia de compra: impacto nas decisões do consumidor |
Título(s) alternativo(s): | Shopping psychology: impact on consumer decisions |
Autor(es): | SENA, Emilly ARAÚJO, Giovanna de TOLEDO, Isabelli BUTHNER, Leticia BARBOZA, Sabrina TOLEDO, Sabrina |
Orientador(es): | SANTOS, Margarete dos SANTOS, Victor Augusto |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Sociedade de consumo;Neuromarketing |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | 128 |
Referência Bibliográfica: | SENA, Emilly; ARAÚJO, Giovanna; TOLEDO, Isabelli; Buthner, Leticia; BARBOZA, Sabrina; TOLEDO, Sabrina. 2025. Psicologia de compra: impacto nas decisões do consumidor. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em Administração) – Etec de Mauá, 2025. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a influência do
marketing no comportamento de compra dos consumidores, destacando fatores
psicológicos, como fatores emocionais, sociais e culturais que impactam diretamente
nas decisões de compra do consumidor. A pesquisa intitulada “Psicologia da Compra:
Impactos nas Decisões de Compra do Consumidor” é relevante para a Administração,
pois oferece subsídios para a construção de estratégias éticas e sustentáveis por parte
das empresas. Para isso, utilizou das metodologias qualitativa, descritiva e explicativa,
incluindo pesquisa bibliográfica e a aplicação de um formulário para investigar hábitos
de consumo de diferentes faixas etárias, permitindo observar estímulos psicológicos,
como a necessidade de pertencimento, autoestima e desejo, que são explorados por
estratégias de marketing. Conclui-se que é urgente fomentar o consumo consciente,
tanto por parte dos consumidores quanto por parte das empresas, promovendo práticas
de marketing mais éticas. Como reforça Bauman (2008), vivemos em uma sociedade
que tenta aliviar suas ansiedades por meio do consumo, e por isso, é necessário refletir
sobre os reais valores que orientam nossas escolhas. The Final Paper aims to analyze the influence of marketing on consumer purchasing behavior, highlighting psychological factors, such as emotional, social, and cultural factors that directly impact consumer purchasing decisions. The research entitled “Purchase Psychology: Impacts on Consumer Purchasing Decisions” is relevant to Management, as it provides support for the construction of ethical and sustainable strategies by companies. To this end, it used qualitative, descriptive and explanatory methodologies, including bibliographic research and a survey and the application of a form to investigate consumption habits of different age groups, allowing the observation of psychological stimuli, such as the need to belong, self-esteem and desire, which are explored by marketing strategies. It is concluded that it is urgent to promote conscious consumption, both by customers and by companies, promoting more ethical marketing practices. As Bauman (2008) reinforces, we live in a society that tries to alleviate its anxieties through consumption, and therefore, it is necessary to reflect on the real values that guide our choices. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34590 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADMINISTRAÇAO_2025_1_EmillySena_Psicologiadecompraimpactonasdecisoesdoconsumidor..pdf | 565.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.