Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Margarete dos-
dc.contributor.advisorSANTOS, Victor Augusto-
dc.contributor.authorSENA, Emilly-
dc.contributor.authorARAÚJO, Giovanna de-
dc.contributor.authorTOLEDO, Isabelli-
dc.contributor.authorBUTHNER, Leticia-
dc.contributor.authorBARBOZA, Sabrina-
dc.contributor.authorTOLEDO, Sabrina-
dc.date.accessioned2025-08-05T15:32:05Z-
dc.date.available2025-08-05T15:32:05Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationSENA, Emilly; ARAÚJO, Giovanna; TOLEDO, Isabelli; Buthner, Leticia; BARBOZA, Sabrina; TOLEDO, Sabrina. 2025. Psicologia de compra: impacto nas decisões do consumidor. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em Administração) – Etec de Mauá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34590-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a influência do marketing no comportamento de compra dos consumidores, destacando fatores psicológicos, como fatores emocionais, sociais e culturais que impactam diretamente nas decisões de compra do consumidor. A pesquisa intitulada “Psicologia da Compra: Impactos nas Decisões de Compra do Consumidor” é relevante para a Administração, pois oferece subsídios para a construção de estratégias éticas e sustentáveis por parte das empresas. Para isso, utilizou das metodologias qualitativa, descritiva e explicativa, incluindo pesquisa bibliográfica e a aplicação de um formulário para investigar hábitos de consumo de diferentes faixas etárias, permitindo observar estímulos psicológicos, como a necessidade de pertencimento, autoestima e desejo, que são explorados por estratégias de marketing. Conclui-se que é urgente fomentar o consumo consciente, tanto por parte dos consumidores quanto por parte das empresas, promovendo práticas de marketing mais éticas. Como reforça Bauman (2008), vivemos em uma sociedade que tenta aliviar suas ansiedades por meio do consumo, e por isso, é necessário refletir sobre os reais valores que orientam nossas escolhas.pt_BR
dc.description.abstractThe Final Paper aims to analyze the influence of marketing on consumer purchasing behavior, highlighting psychological factors, such as emotional, social, and cultural factors that directly impact consumer purchasing decisions. The research entitled “Purchase Psychology: Impacts on Consumer Purchasing Decisions” is relevant to Management, as it provides support for the construction of ethical and sustainable strategies by companies. To this end, it used qualitative, descriptive and explanatory methodologies, including bibliographic research and a survey and the application of a form to investigate consumption habits of different age groups, allowing the observation of psychological stimuli, such as the need to belong, self-esteem and desire, which are explored by marketing strategies. It is concluded that it is urgent to promote conscious consumption, both by customers and by companies, promoting more ethical marketing practices. As Bauman (2008) reinforces, we live in a society that tries to alleviate its anxieties through consumption, and therefore, it is necessary to reflect on the real values that guide our choices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher128pt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectNeuromarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePsicologia de compra: impacto nas decisões do consumidorpt_BR
dc.title.alternativeShopping psychology: impact on consumer decisionspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADMINISTRAÇAO_2025_1_EmillySena_Psicologiadecompraimpactonasdecisoesdoconsumidor..pdf565.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.