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Title: Gestão comercial e empreendedorismo: um estudo de caso da importância do curso em uma instituição pública de ensino superior em Marília (SP)
Other Titles: Commercial management and entrepreneurship: a case study on the importance of the course in a public higher education Institution in Marília (SP)
Authors: SANTIAGO, Gabriel Ventura
Advisor: OSHIIWA, Marie
Other contributor: OSHIIWA, Marie
type of document: Artigo Científico
Keywords: Gestão de negócios;Empreendedorismo;Ensino superior
Issue Date: 19-Jun-2025
Publisher: 130
Citation: SANTIAGO, Gabriel Ventura. Gestão comercial e empreendedorismo: um estudo de caso da importância do curso em uma instituição pública de ensino superior em Marília (SP). Orientadora: Marie Oshiiwa. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2025.
Abstract: O Brasil apresenta um alto índice de criação e fechamento de empresas, especialmente entre micro e pequenos negócios. Neste contexto, o presente estudo, buscou investigar a relação do curso Gestão Comercial e o empreendedorismo, analisando como a formação acadêmica pode contribuir para o desenvolvimento de novos empreendimentos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência da Gestão Comercial na formação de novos empreendedores, considerando os discentes de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Marília (SP). O estudo adota uma metodologia em conjunto de revisão bibliográfica sobre Gestão Comercial e Empreendedorismo, e estudo de caso por meio de um questionário aplicado aos discentes do curso, a fim de compreender suas percepções sobre a formação e sua aplicabilidade no ambiente empreendedor. Os resultados obtidos destacam a relevância da capacitação acadêmica para a criação e gestão de negócios sustentáveis, considerando que o conteúdo aplicado se faz necessário ao começar um novo negócio.
ABSTRACT: Brazil has a high rate of business creation and closure, especially among micro and small enterprises. In this context, the present study sought to investigate the relationship between the Commercial Management course and entrepreneurship, analyzing how academic training can contribute to the development of new ventures. The general objective of the research was to analyze the influence of Commercial Management on the training of new entrepreneurs, focusing on students from a Public Higher Education Institution in Marília (SP). The study adopts a methodology that combines a bibliographic review on Commercial Management and Entrepreneurship with a case study through a questionnaire applied to course students, aiming to understand their perceptions of the training and its applicability in the entrepreneurial environment. The results highlight the relevance of academic training for the creation and management of sustainable businesses, considering that the applied content is essential when starting a new business.
Description: Artigo científico válido como TCC também disponível no endereço: DOI: 10.55905/revconv.18n.3-329
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34579
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