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Title: Logística aplicada como vantagem competitiva: um estudo de caso sobre o comércio eletrônico
Other Titles: Applied logistics as a competitive advantage: a case study on e-commerce
Authors: SOUZA, Arnaldo Henrique da Silva
Advisor: IGNÁCIO, Eduardo Oliveira
Other contributor: IGNÁCIO, Eduardo Oliveira
BORGUES, Fábio
SILVA, Paulo Roberto Medeiros da
type of document: Monografia
Keywords: Logística;Vantagem competitiva;Comércio eletrônico
Issue Date: 3-Jul-2025
Publisher: 130
Citation: SOUZA, Arnaldo Henrique da Silva. Logística aplicada como vantagem competitiva: um estudo de caso sobre o comércio eletrônico. Orientador: Eduardo Oliveira Ignácio. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2025.
Abstract: O avanço tecnológico mudou a forma dos consumidores adquirirem produtos, essa transformação digital fez com que parte da população, antes habituadas a realizavam compras de maneira presencial migrassem para o comércio digital, essa mudança nos hábitos de consumo dos consumidores obrigou o varejo a se reinventar e colocar em foco a entrega rápida e de baixo custo dos produtos adquiridos. A partir desse contexto, surgiram soluções logísticas para atender à crescente demanda do mercado digital, fazendo com que a logística se tornasse um elemento estratégico para os comércios atacadistas e varejistas, independente de operarem no comércio físico ou digital, uma vez que o prazo de entrega se tornou um fator de decisivo na aquisição de um produto pelo consumidor. Além disso a logística também passou por uma transformação na era digital, integrando a automação com a análise de dados tornando as tomadas de decisões mais assertivas e os processos operacionais mais rápidos, rastreáveis e otimizados. Essa pesquisa tem como objetivo evidenciar as vantagens que a logística aplicada de maneira eficiente proporciona para as empresas que a utilizam como um pilar comercial. As metodologias utilizadas serão a revisão de literatura, pesquisas em sítios eletrônicos específicos sobre o tema abordado e o estudo de caso que será feito abordando o tema de maneira quantitativa, onde será elaborado e distribuído em aplicativos de mensagens um formulário composto por perguntas fechadas a fim de se obter uma amostragem mais precisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos consumidores considera o prazo de entrega como fator relevante para finalizar uma compra online e que empresas com logística mais estruturada obtêm uma percepção diferente pelos clientes. A hipótese inicial de que a logística eficiente gera vantagem competitiva foi confirmada, visto que os dados obtidos indicam que empresas com maior investimento em logística se destacaram.
ABSTRACT: Technological advancements have changed the way consumers purchase products. This digital transformation has led part of the population, previously accustomed to making purchases in person, to migrate to digital commerce. This shift in consumer consumption habits has forced retailers to reinvent themselves and focus on fast, low-cost delivery of purchased products. From this context, logistics solutions have emerged to meet the growing demand of the digital market, making logistics a strategic element for wholesale and retail businesses, regardless of whether they operate in physical or digital commerce, as delivery time has become a decisive factor in a consumer's purchase of a product. Furthermore, logistics has also undergone a transformation in the digital age, integrating automation with data analysis, making decision-making more assertive and operational processes faster, traceable, and optimized. This research aims to highlight the advantages that efficiently applied logistics provides to companies that use it as a commercial pillar. The methodologies used will include a literature review, research on specific websites on the topic, and a case study that will address the topic quantitatively. A questionnaire consisting of closed-ended questions will be developed and distributed via messaging apps to obtain a more accurate sample. The results showed that most consumers consider delivery time a relevant factor when completing an online purchase and that companies with more structured logistics receive a different perception from customers. The initial hypothesis that efficient logistics generates a competitive advantage was confirmed, as the data obtained indicate that companies with greater investment in logistics stood out.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34570
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