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Title: A importância da tecnologia em sala de aula para alunos autistas
Authors: AREIAS, Fernando Batoni
Advisor: VELOSO, Denilce de Almeida Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Transtorno do espectro autista;Inclusão escolar;Inclusão social
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 003
Citation: AREIAS, Fernando Batoni. A importância da tecnologia em sala de aula para alunos autistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2021.
Abstract: Atualmente denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA), o quadro do autismo infantil engloba uma série de aspectos do desenvolvimento infantil que se manifestam em maior ou menor grau de acometimento, por isso utiliza-se a noção de espectro. Os autistas possuem necessidades educacionais especiais, já que apresentam síndromes, quadros psicológicos e/ou neurológicos comprometidos. Consequentemente, uma série de outros processos do ensino-aprendizagem são prejudicados. Devido à pouca socialização, realizar a mesma rotina, tanto o meio ambiente quanto o aprendizado ficam mais restringido para eles. A tecnologia, os meios e equipamentos usados tem evoluído cada vez mais e aumentado o desempenho dos alunos em sala de aula, com o uso de jogos, tablets etc., e essas ferramentas podem auxiliar no conhecimento lúdico e no aprendizado dos autistas, educadores, familiares e instituições educacionais. Este trabalho pretendeu verificar tecnologias de informação que estão sendo utilizadas nas escolas, no ensino fundamental para auxiliar os alunos com TEA, como elas aumentaram o desempenho em aula, se ajudaram em outras áreas, como a socialização, dificuldades encontradas pelos professores, a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa com educadores que trabalham na área. Apesar da amostra ser pequena, já foi possível ter uma ideia de como é a estrutura no ambiente escolar. Os alunos autistas têm até 10 anos, a maioria estuda em escola pública, por isso a importância do poder público em trazer essa infraestrutura e tecnologias existentes para acolhê los no ensino público, incluindo-os na sociedade através da escola e incentivando a aprendizagem.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34363
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