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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VELOSO, Denilce de Almeida Oliveira | - |
dc.contributor.author | AREIAS, Fernando Batoni | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T19:32:05Z | - |
dc.date.available | 2025-07-28T19:32:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.citation | AREIAS, Fernando Batoni. A importância da tecnologia em sala de aula para alunos autistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34363 | - |
dc.description.abstract | Atualmente denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA), o quadro do autismo infantil engloba uma série de aspectos do desenvolvimento infantil que se manifestam em maior ou menor grau de acometimento, por isso utiliza-se a noção de espectro. Os autistas possuem necessidades educacionais especiais, já que apresentam síndromes, quadros psicológicos e/ou neurológicos comprometidos. Consequentemente, uma série de outros processos do ensino-aprendizagem são prejudicados. Devido à pouca socialização, realizar a mesma rotina, tanto o meio ambiente quanto o aprendizado ficam mais restringido para eles. A tecnologia, os meios e equipamentos usados tem evoluído cada vez mais e aumentado o desempenho dos alunos em sala de aula, com o uso de jogos, tablets etc., e essas ferramentas podem auxiliar no conhecimento lúdico e no aprendizado dos autistas, educadores, familiares e instituições educacionais. Este trabalho pretendeu verificar tecnologias de informação que estão sendo utilizadas nas escolas, no ensino fundamental para auxiliar os alunos com TEA, como elas aumentaram o desempenho em aula, se ajudaram em outras áreas, como a socialização, dificuldades encontradas pelos professores, a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa com educadores que trabalham na área. Apesar da amostra ser pequena, já foi possível ter uma ideia de como é a estrutura no ambiente escolar. Os alunos autistas têm até 10 anos, a maioria estuda em escola pública, por isso a importância do poder público em trazer essa infraestrutura e tecnologias existentes para acolhê los no ensino público, incluindo-os na sociedade através da escola e incentivando a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 003 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | A importância da tecnologia em sala de aula para alunos autistas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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analise_de_sistemas_2021_1_fernando_batoni_areias_a_importancia_da_tecnologia_em_sala_de_aula_para_alunos_autistas.pdf Restricted Access | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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