Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34296
Title: Gestão financeira e estratégias de marketing para maximizar a rentabilidade na confeitaria Luana bolos e doces
Authors: SANTOS, Angélica Santana
GOMES, Eduarda Souza
SILVA, Fabiana Ferreira da
NASCIMENTO, Jaqueline de Jesus
LIMA, Maria Eduarda Santos
JESUS, Pedro Vitorio de
Advisor: MILITÃO, Marlene Inês da Silva
type of document: Monografia
Keywords: Redes sociais;Confeitaria
Issue Date: 2025
Publisher: 221
Citation: SANTOS, Angélica Santana; GOMES, Eduarda Souza; SILVA, Fabiana Ferreira da; NASCIMENTO, Jaqueline de Jesus; LIMA, Maria Eduarda Santos; JESUS, Pedro Vitorio de. Gestão financeira e estratégias de marketing para maximizar a rentabilidade na confeitaria Luana bolos e doces. 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) – ETEC Jardim Ângela, São Paulo, 2025.
Abstract: Esta monografia consiste em descrever um plano de negócio de uma confeitaria, a confeitaria Luana bolos e doces, preza acima de tudo pelo amor, respeito, carinho, conforto e experiência para o cliente, buscando sempre a excelência nas entregas de seus trabalhos. Luana Amaral, proprietária cuida da sua empresa sozinha, o que gera um grande impacto não tão positivo, analisando que; ela precisa fazer o primeiro atendimento junto ao cliente, compras de mercadorias e finalização das encomendas, o que impacta em parte de seu tempo e que acaba deixando seu meio digital (marketing) para segundo plano. Apesar de algumas dificuldades quanto a isso, ela segue assim entregando suas encomendas e dando seu melhor desde quando se propôs a começar a fazer, em meados de 2013. Embora Luana seja pouquíssimo ativa em sua rede social (Instagram) ela possui 1.464 seguidores e 104 posts, mesmo assim são trabalhos postados com baixa frequência e faz com que seu engajamento fique estagnado, não fazendo o uso dos meios que a plataforma disponibiliza. Tendo em vista esses fatores, foi trabalhado seu marketing digital junto com sua imagem, onde ela se encontrava apagada com cores que dificultavam a visualização da logo principalmente o Instagram que hoje é primordial para a divulgação das encomendas, além disso, também se torna um canal de contato direto com o cliente, para elogios e sugestões, e engajamento para novos clientes. O Layout também foi trabalhado, a organização e estrutura é de extrema importância para o aumento de produtividade e evitar gargalos, gerando impactos de maiores resultados a encomendas de seus bolos e doces. Por fim, a organização financeira foi de suma importância a ser trabalhada, principalmente a questão de controle de estoque, fluxo de caixa, entradas e saídas de recursos e mercadorias. Ao decorrer de todo trabalho, Luana se mostrou presente e disposta a aceitar as ideias e modificar alguns gargalos já presentes, todos se adequando a solucionar os problemas existentes e que pudessem ocorrer futuramente. A Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é um plano de ação global adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. A Agenda 2030 foi aprovada por unanimidade na Assembleia geral da ONU, com a participação de 193 Estados-membros. A agenda é construída em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e são constituídos por 169 metas. Os ODS visam abordar questões cruciais para sociedade, como erradicação da pobreza, promoção de saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, combate às mudanças climáticas e preservação do planeta. Missão: Produzir demonstrações de afeto e carinho em forma de doces com práticas de excelência. Visão: Ser reconhecida como a melhor confeitaria da região, por ter bolos e doces de qualidade. Valores: Família, amizade, responsabilidade e comprometimento são pontos cruciais para nossa empresa e mostrarmos ser verdadeiros em cada encomenda.
This monograph consists of describing a business plan for a bakery, Luana Bolos e Doces, which values love, respect, care, comfort, and customer experience above all else, always striving for excellence in delivering its products. Luana Amaral, the owner, runs her business alone, which has a significant negative impact, as she is responsible for customer service, purchasing supplies, and finalizing orders, taking up a considerable amount of her time and leaving her digital marketing (online presence) on the back burner. Despite some challenges, she continues to deliver her orders and give her best since she started baking in 2013.Although Luana is very inactive on her social media (Instagram), she has 1,464 followers and 104 posts, but they are posted infrequently, leading to stagnated engagement. She doesn’t fully utilize the tools the platform offers. Given these factors, her digital marketing and image were worked on, as her presence was underexposed with colors that made it hard to see her logo, especially on Instagram, which is crucial for order promotion and also serves as a direct communication channel with clients for feedback and suggestions, as well as engagement for attracting new clients.The layout was also improved because organization and structure are key to increasing productivity and avoiding bottlenecks, resulting in better outcomes for orders of her cakes and sweets. Lastly, financial organization was crucial, particularly in terms of stock control, cash flow, and managing the entry and exit of resources and supplies.Throughout the work, Luana showed her commitment to accept ideas and modify existing bottlenecks, all aiming to solve current and potential future problems. The 2030 Agenda (Sustainable Development Goals) is a global action plan adopted by the United Nations (UN) in 2015. The Agenda 2030 was unanimously approved by the UN General Assembly with the participation of 193 member states.The Agenda is built around 17 Sustainable Development Goals (SDGs), which are composed of 169 targets. The SDGs aim to address crucial issues for society, such as poverty eradication, health and well-being promotion, quality education, gender equality, climate change mitigation, and environmental preservation. Mission: To produce demonstrations of affection and care through sweets with practices of excellence. Vision: To be recognized as the best bakery in the region for offering quality cakes and sweets.Values: Family, friendship, responsibility, and commitment are fundamental values for our business, and we show these qualities in every order.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34296
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2025_1_angelicasantanasantos_financeiramarketingrentabilidade.docx.pdf733.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.