Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34149
Título: Porta escova de dentes portátil com sistema de desinfecção por ozônio
Título(s) alternativo(s): Portable toothbrush holder with ozone disinfection system
Autor(es): SILVA, Tamara Monteiro Belissimo da
OLIVEIRA JUNIOR, Anderson Vaz de
Orientador(es): ALMEIDA, Rogéria Maria Alves de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Higiene bucal;Escova de dente;Escovação dentária;Ozônio
Data do documento: 29-Mai-2024
Editor: 196
Referência Bibliográfica: SILVA, Tamara Monteiro Belissimo da; OLIVEIRA JUNIOR, Anderson Vaz de. Porta escova de dentes portátil com sistema de desinfecção por ozônio. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2024.
Resumo: pode contribuir para a higiene oral de forma adequada. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um suporte para escova de dentes, com um sistema de desinfecção com gás ozônio, para proporcionar uma melhor qualidade de higiene da cavidade oral. Foi desenvolvido um estojo com suporte para escova de dentes, elaborado em impressora 3D, onde foi instalado na tampa do estojo uma lâmpada geradora de gás ozônio (3 mg/L). Foram realizados testes microbiológicos, e as escovas dentes foram contaminadas com uma suspensão de Staphylococcus epidermidis (escala 0,5 de Mac Farland). As coletas de amostras das cerdas das escovas, foram feitas com swab estéril, semeadas em placas de Plate Count Agar, em duplicatas (pré-desinfecção). Foi feito um teste com uma escova de dentes, com aspersão de ozônio na suspensão aquosa, e o outro com uma escova de dente, injetando o ozônio (via aérea) no interior do bequer, durante 5 minutos. As amostras foram coletadas das cerdas das escovas de dentes com swabs estéreis, semeadas em agar Plate Count Agar em duplicada (pós-desinfecção). As placas de meio de cultura foram incubadas a 370C por 24-48 horas, e feita a contagem de UFC/cm2. Os resultados demostraram que houve ausência de crescimento de S.epidermidis, após 5 minutos de ação do ozônio. Desse modo conclui-se que a desinfecção de escovas de dentes, utilizando ozônio foi altamente eficiente, e o estojo poderá ser utilizado em domicílios, escolas, creches, trabalho.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34149
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasbiomedicos_2024_1_tamarasilva_portaescovadedentesportatil.pdf715.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.