Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33975
Title: Motivação e engajamento: aplicação do endomarketing
Authors: ESTIGARRIBIA, Ozziris
Advisor: LAVEZZO, Kelly Regina Zambrano
Other contributor: CORREIA, Neuraci Aparecida Vendramel
HOLANDA, Karollayne Stefanny de F.
PENHA, Adriana Dias
type of document: Plano de Negócios
Keywords: Endomarketing;Comunicação organizacional
Issue Date: 13-Jun-2025
Publisher: 271
Citation: ESTIGARRIBIA, Ozziris. Motivação e engajamento: aplicação do endomarketing. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) – Etec de Mairiporã, Centro Paula Souza, Mairiporã, 2025.
Abstract: No endomarketing, as ações desenvolvidas são de relacionamento com o colaborador e tem o objetivo de criar fidelidade, de modo que trabalhem sempre em prol da organização, e que atendam melhor seus clientes finais. Entre as ações mais comuns é possível destacar: peças gráficas (banner, display de mesa etc.), festas ou happy hours, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras, treinamentos colaborativos, responsabilidade com o meio ambiente etc. A aplicação dos processos, segundo o doutor em Marketing Christian Grönroos, pode dar-se em dois momentos, sendo o primeiro no gerenciamento de atitude e o segundo e mais importante no gerenciamento da comunicação., nesse caso, o processo estabelece um sistema informativo que proporciona aos colaboradores subsídios para que possam efetuar suas tarefas com eficácia, destacase, nesse contexto como base motivacional para comprometimento dos colaboradores e empresa, nesse contexto, a informação deve estar sempre em primeiro lugar.O método de comunicação estabelece uma relação de troca entre empresa e colaborador, nesse sentido, a imagem da empresa “vendida” aos colaboradores, tão logo seja assimilada, gerará resultados no âmbito geral, assim como os demais processos, para que as ações de endomarketing estejam alinhadas aos objetivos da empresa e possam dar resultados efetivos, é preciso ser planejada adequadamente e bem executada, seguindo as melhores práticas adotadas pelo mercado e que se aplicam a sua realidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33975
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnico_em_administração_2025_1_ozziris_estigarribia_motivaçao_e_engajamento__aplicações_do_endomarketing.pdf
  Restricted Access
401.58 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.