Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33924
Título: SAF’S: implantação de agrofloresta regenerativa em uma escola técnica agrícola
Autor(es): ROQUE, Ana Clara Almeida
SOUZA, Evelyn Vyctoria de
SILVA, Heloísa Viana da
AMARAL, Rafaela de Paula
GOMES, Rebeca Ribeiro Padula
SILVA, Willian Della Nina
Orientador(es): SANTOS, Edimar Paulo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Conservação do solo;Agricultura sustentável
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: 042
Referência Bibliográfica: ROQUE, Ana Clara Almeida, et al. SAF’S: implantação de agrofloresta regenerativa em uma escola técnica agrícola. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Agropecuária) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2024.
Resumo: Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são caracterizados por serem sistemas heterogêneos que combinam diferentes cultivos com o objetivo de aumentar a biodiversidade, trazendo melhorias para o solo e outros benefícios. Com base nesse conceito, foi desenvolvido um projeto em uma escola técnica agropecuária em Jundiaí-SP, com o objetivo de trabalhar com SAFs no ambiente escolar. O propósito foi proporcionar ao curso técnico uma nova possibilidade de estudo e demonstrar na prática como é possível produzir alimentos de maneira sustentável. O projeto foi estruturado em etapas que abrangeu análise do solo, escolha das espécies para o estudo, preparo do solo, plantio das culturas, e a integração eficaz dos alunos no sistema agroflorestal ao ambiente escolar. A dinâmica do projeto foi realizada em formato de atividades práticas envolvendo totalmente a aplicação de técnicas e procedimentos no campo. Todavia o estudo precisa ser mais bem desenvolvido no Brasil e nas escolas técnicas de agropecuárias, sua amplitude de conhecimento é escassa e requer o melhoramento de seus sistemas. Com isso, o objetivo se firma em implementar um laboratório prático sobre Agrofloresta Regenerativa. Os estudos evidenciam que os modelos instalados apresentaram uma melhoria no solo, e uma significativo aumento da aprendizagem dos alunos (complementar depois). Conclui -se que os sistemas agroflorestais são beneficiadores para o solo, arvores, biodiversidade do local, um potencial para a regeneração e conservação sendo capaz de fazer a substituição da agricultura convencional, contribuindo além do mais para o meio ambiente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33924
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.