Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33924
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Edimar Paulo | - |
dc.contributor.author | ROQUE, Ana Clara Almeida | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Evelyn Vyctoria de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Heloísa Viana da | - |
dc.contributor.author | AMARAL, Rafaela de Paula | - |
dc.contributor.author | GOMES, Rebeca Ribeiro Padula | - |
dc.contributor.author | SILVA, Willian Della Nina | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-11T19:52:29Z | - |
dc.date.available | 2025-07-11T19:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | ROQUE, Ana Clara Almeida, et al. SAF’S: implantação de agrofloresta regenerativa em uma escola técnica agrícola. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Agropecuária) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33924 | - |
dc.description.abstract | Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são caracterizados por serem sistemas heterogêneos que combinam diferentes cultivos com o objetivo de aumentar a biodiversidade, trazendo melhorias para o solo e outros benefícios. Com base nesse conceito, foi desenvolvido um projeto em uma escola técnica agropecuária em Jundiaí-SP, com o objetivo de trabalhar com SAFs no ambiente escolar. O propósito foi proporcionar ao curso técnico uma nova possibilidade de estudo e demonstrar na prática como é possível produzir alimentos de maneira sustentável. O projeto foi estruturado em etapas que abrangeu análise do solo, escolha das espécies para o estudo, preparo do solo, plantio das culturas, e a integração eficaz dos alunos no sistema agroflorestal ao ambiente escolar. A dinâmica do projeto foi realizada em formato de atividades práticas envolvendo totalmente a aplicação de técnicas e procedimentos no campo. Todavia o estudo precisa ser mais bem desenvolvido no Brasil e nas escolas técnicas de agropecuárias, sua amplitude de conhecimento é escassa e requer o melhoramento de seus sistemas. Com isso, o objetivo se firma em implementar um laboratório prático sobre Agrofloresta Regenerativa. Os estudos evidenciam que os modelos instalados apresentaram uma melhoria no solo, e uma significativo aumento da aprendizagem dos alunos (complementar depois). Conclui -se que os sistemas agroflorestais são beneficiadores para o solo, arvores, biodiversidade do local, um potencial para a regeneração e conservação sendo capaz de fazer a substituição da agricultura convencional, contribuindo além do mais para o meio ambiente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Agropecuária | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 042 | pt_BR |
dc.subject | Conservação do solo | pt_BR |
dc.subject | Agricultura sustentável | pt_BR |
dc.subject.other | Recursos Naturais | pt_BR |
dc.title | SAF’S: implantação de agrofloresta regenerativa em uma escola técnica agrícola | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
agropecuaria_2024_2_anaclaraalmeidaroque_saf’simplantaçãodeagroflorestaregenerativaemumaescolatecnicaagrícola.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.