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dc.contributor.advisorSANTOS, Edimar Paulo-
dc.contributor.authorROQUE, Ana Clara Almeida-
dc.contributor.authorSOUZA, Evelyn Vyctoria de-
dc.contributor.authorSILVA, Heloísa Viana da-
dc.contributor.authorAMARAL, Rafaela de Paula-
dc.contributor.authorGOMES, Rebeca Ribeiro Padula-
dc.contributor.authorSILVA, Willian Della Nina-
dc.date.accessioned2025-07-11T19:52:29Z-
dc.date.available2025-07-11T19:52:29Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationROQUE, Ana Clara Almeida, et al. SAF’S: implantação de agrofloresta regenerativa em uma escola técnica agrícola. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Agropecuária) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33924-
dc.description.abstractOs Sistemas Agroflorestais (SAFs) são caracterizados por serem sistemas heterogêneos que combinam diferentes cultivos com o objetivo de aumentar a biodiversidade, trazendo melhorias para o solo e outros benefícios. Com base nesse conceito, foi desenvolvido um projeto em uma escola técnica agropecuária em Jundiaí-SP, com o objetivo de trabalhar com SAFs no ambiente escolar. O propósito foi proporcionar ao curso técnico uma nova possibilidade de estudo e demonstrar na prática como é possível produzir alimentos de maneira sustentável. O projeto foi estruturado em etapas que abrangeu análise do solo, escolha das espécies para o estudo, preparo do solo, plantio das culturas, e a integração eficaz dos alunos no sistema agroflorestal ao ambiente escolar. A dinâmica do projeto foi realizada em formato de atividades práticas envolvendo totalmente a aplicação de técnicas e procedimentos no campo. Todavia o estudo precisa ser mais bem desenvolvido no Brasil e nas escolas técnicas de agropecuárias, sua amplitude de conhecimento é escassa e requer o melhoramento de seus sistemas. Com isso, o objetivo se firma em implementar um laboratório prático sobre Agrofloresta Regenerativa. Os estudos evidenciam que os modelos instalados apresentaram uma melhoria no solo, e uma significativo aumento da aprendizagem dos alunos (complementar depois). Conclui -se que os sistemas agroflorestais são beneficiadores para o solo, arvores, biodiversidade do local, um potencial para a regeneração e conservação sendo capaz de fazer a substituição da agricultura convencional, contribuindo além do mais para o meio ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Agropecuáriapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher042pt_BR
dc.subjectConservação do solopt_BR
dc.subjectAgricultura sustentávelpt_BR
dc.subject.otherRecursos Naturaispt_BR
dc.titleSAF’S: implantação de agrofloresta regenerativa em uma escola técnica agrícolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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