Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33551
Título: | Usabilidade da Plataforma Autismo Aprende |
Título(s) alternativo(s): | Usability of the Autism Learns Platform |
Autor(es): | SANTOS, Nathan Leandro dos SILVA, Vitória Lima da |
Orientador(es): | SILVA, Djalma Domingos da |
Outro(s) contribuidor(es): | SOUZA, Mariângela Catelani REGIS, Thiago de Carvalho |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Desenvolvimento de software (design);Prototipação de software;Educação inclusiva;Transtorno do espectro autista |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Editor: | 121 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Nathan Leandro dos; Vitória Lima da Silva. Usabilidade da Plataforma Autismo Aprende. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2024. |
Resumo: | A usabilidade se concentra em quão fácil e eficaz é usar um produto ou sistema. Este artigo relata um
caso prático do uso de técnicas de design e usabilidade da plataforma Autismo Aprende, desenvolvida para
promover a inclusão educacional de pessoas no espectro autista. A pesquisa analisa o protótipo da plataforma, feito com a ferramenta Figma, para identificar e melhorar aspectos que facilitam a interação dos usuários. O trabalho emprega métodos de teste de usabilidade para coletar dados qualitativos sobre como os usuários interagem com a plataforma, visando entender melhor as barreiras e os facilitadores de uso. A aplicação de técnicas de usabilidade possibilitou uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários finais do aplicativo. Além disso, essas avaliações ajudaram a identificar problemas de usabilidade que devem ser corrigidos, revelando oportunidades de melhoria da qualidade de maneira econômica. Isso contribui para a criação de um ambiente educacional mais acessível e eficaz para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Usability pertains to the ease and effectiveness with which a product or system can be utilized. This article presents a case study on the application of design and usability techniques within the Autismo Aprende platform, which was developed to promote the educational inclusion of neurodivergent individuals. The study critically examines the prototype of the platform through the Figma tool, aiming to identify and enhance features that facilitate user interaction. Employing usability testing methods, qualitative data were collected regarding user interactions with the platform, thereby elucidating the barriers and facilitators of usability. The implementation of usability techniques enabled a comprehensive understanding of the needs of the platform's end users. Furthermore, these assessments highlighted critical usability issues requiring remediation and uncovered opportunities for quality enhancement in a cost-effective manner. This ultimately contributes to the creation of a more accessible and effective educational environment for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33551 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
informaticanegocios_2024_2_nathanleandrodossantos_usabilidadedaplataformaautismoaprende.pdf Restricted Access | 968.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.