Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Djalma Domingos da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Nathan Leandro dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória Lima da | - |
dc.contributor.other | SOUZA, Mariângela Catelani | - |
dc.contributor.other | REGIS, Thiago de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T21:39:25Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T21:39:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nathan Leandro dos; Vitória Lima da Silva. Usabilidade da Plataforma Autismo Aprende. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33551 | - |
dc.description.abstract | A usabilidade se concentra em quão fácil e eficaz é usar um produto ou sistema. Este artigo relata um caso prático do uso de técnicas de design e usabilidade da plataforma Autismo Aprende, desenvolvida para promover a inclusão educacional de pessoas no espectro autista. A pesquisa analisa o protótipo da plataforma, feito com a ferramenta Figma, para identificar e melhorar aspectos que facilitam a interação dos usuários. O trabalho emprega métodos de teste de usabilidade para coletar dados qualitativos sobre como os usuários interagem com a plataforma, visando entender melhor as barreiras e os facilitadores de uso. A aplicação de técnicas de usabilidade possibilitou uma compreensão mais profunda das necessidades dos usuários finais do aplicativo. Além disso, essas avaliações ajudaram a identificar problemas de usabilidade que devem ser corrigidos, revelando oportunidades de melhoria da qualidade de maneira econômica. Isso contribui para a criação de um ambiente educacional mais acessível e eficaz para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). | pt_BR |
dc.description.abstract | Usability pertains to the ease and effectiveness with which a product or system can be utilized. This article presents a case study on the application of design and usability techniques within the Autismo Aprende platform, which was developed to promote the educational inclusion of neurodivergent individuals. The study critically examines the prototype of the platform through the Figma tool, aiming to identify and enhance features that facilitate user interaction. Employing usability testing methods, qualitative data were collected regarding user interactions with the platform, thereby elucidating the barriers and facilitators of usability. The implementation of usability techniques enabled a comprehensive understanding of the needs of the platform's end users. Furthermore, these assessments highlighted critical usability issues requiring remediation and uncovered opportunities for quality enhancement in a cost-effective manner. This ultimately contributes to the creation of a more accessible and effective educational environment for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 121 | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de software (design) | pt_BR |
dc.subject | Prototipação de software | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Usabilidade da Plataforma Autismo Aprende | pt_BR |
dc.title.alternative | Usability of the Autism Learns Platform | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
informaticanegocios_2024_2_nathanleandrodossantos_usabilidadedaplataformaautismoaprende.pdf Restricted Access | 968.71 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.