Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33524
Title: Aprendizagem organizacional e o processo de inovação: análise de um programa educacional em um banco múltiplo
Other Titles: Organizational learning and the innovation process: analysis of an educational program in a multiple bank
Authors: CASTANHA, Thamires Clemente
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: GALVÃO, Henrique Martins
GIORDANO, Carlos Vital
type of document: Dissertação
Keywords: Aprendizagem organizacional;Conhecimento;Curadoria;GESTÃO DO CONHECIMENTO;Empresas;Educação Corporativa;Inovação
Issue Date: 27-Mar-2025
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: CASTANHA, Thamires Clemente. Aprendizagem organizacional e o processo de inovação: análise de um programa educacional em um banco múltiplo. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Abstract: Esta pesquisa investiga como a Aprendizagem Organizacional contribui para o desenvolvimento da inovação em empresas, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo analisa a implementação de um programa educacional voltado à cultura de inovação em um banco múltiplo brasileiro, examinando sua eficácia na formação de competências inovadoras nos colaboradores. A metodologia adotada combina abordagem qualitativa e análise documental, abrangendo entrevistas semiestruturadas, avaliação do questionário de seleção, revisão do itinerário formativo e análise dos critérios de categorização do conhecimento prévio. Os resultados revelam que, embora o programa demonstre potencial para estimular o desenvolvimento da inovação, obstáculos estruturais e organizacionais limitam sua efetividade, sobretudo no que se refere à personalização das trilhas formativas, à resistência à experimentação e ao alinhamento estratégico institucional. Identificou-se, ainda, uma adesão majoritária dos participantes por indicação, sem clara conexão com o propósito do programa, comprometendo a apropriação e a aplicação dos conceitos abordados. Como produto da pesquisa, foi desenvolvido o "Jogo Curadoria Significativa", fundamentado na Taxonomia de Bloom, na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nos princípios de Curadoria de Conhecimento de Bhaskar, com o objetivo de estimular a curadoria ativa e a integração prática dos conhecimentos adquiridos. A análise evidencia que o fortalecimento do impacto do programa exige a articulação entre práticas pedagógicas e desafios institucionais, de modo a promover a aprendizagem colaborativa e a experimentação como vetores para o desenvolvimento da inovação.
This research examines how Organizational Learning contributes to the development of innovation in companies, based on the Theory of Meaningful Learning. The study analyzes the implementation of an educational program focused on innovation culture at a Brazilian bank, assessing its effectiveness in developing innovative competencies among employees. The methodology combines a qualitative approach with document analysis, including semi- structured interviews, evaluation of the selection questionnaire, review of the training itinerary, and analysis of prior knowledge categorization criteria. Results indicate that, although the program has potential to stimulate the development of innovation, structural and organizational barriers limit its effectiveness, especially concerning the personalization of learning paths, organizational resistance to experimentation, and alignment with institutional strategies. It was also observed that most participants join the program through referrals, without a clear understanding of its purpose, affecting their engagement and the practical application of the concepts discussed. As a product of the research, the "Meaningful Curation Game" was developed, based on Bloom's Taxonomy, Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and Bhaskar's Knowledge Curation principles, aiming to foster active knowledge curation and practical integration of acquired content. The analysis highlights that strengthening the program’s impact requires aligning pedagogical practices with institutional challenges to promote collaborative learning and experimentation as drivers for the development of innovation.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33524
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_AprendizagemOrganizacionaleoProcessodeInovacao_ThamiresClementeCastanha_2025.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.