Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33517
Title: | Tecnologias, práticas pedagógicas e avaliações utilizadas na educação profissional técnica e tecnológica antes, durante e após a pandemia Covid-19 |
Other Titles: | Technologies, pedagogical practices and assessments used in technical and technological professional education before, during and after the Covid-19 pandemic |
Authors: | LAVEZZO, Kelly Regina Zambrano |
Advisor: | GIORDANO, Carlos Vital |
Other contributor: | HENRIQUES, Susana Alexandra Frutuoso LANGHI, Celi |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino profissional e técnico;Educação à distância;Tecnologia educacional;Covid-19;Prática de ensino |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | LAVEZZO, Kelly Regina Zambrano. Tecnologias, práticas pedagógicas e avaliações utilizadas na educação profissional técnica e tecnológica antes, durante e após a pandemia Covid-19. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025 |
Abstract: | A investigação examina por meio de pesquisas empíricas as tecnologias, práticas pedagógicas e arquétipos de avaliações adotadas pelos professores antes, durante e depois da pandemia provocada pelo vírus Covid-19. O objetivo geral se pauta na averiguação das tecnologias, práticas pedagógicas e modelos de avaliações demandadas (dimensões do presente estudo), ao visar as similaridades, diferenças, aplicações e continuidades, e especificamente em analisar as condutas adotadas pelos docentes nos três períodos (antes, durante e após a pandemia). Concebe-se que os impactos na educação profissional e tecnológica causados pela pandemia afetaram o modelo de ensino, que migrou do presencial para o online, aqui denominado Ensino Remoto Emergencial. A metodologia se conduziu por: abordagem, quantitativa; natureza: aplicada; objetivo: exploratória e correlacional; procedimento: documental e survey, por meio da coleta e análise dos dados extraídos de documentos e questionários aplicados aos professores que passaram pela situação descrita. Os respondentes se centram em professores dos cursos técnicos e tecnológicos profissionais de seis instituições do estado de São Paulo, que vivenciaram os três momentos mencionados. A decisão dos locais se deu por conveniência e intenção de abordagem. Considera-se que os desafios contemporâneos apresentados às instituições, à população, aos discentes e principalmente aos docentes, que se depararam com situações não experimentadas anteriormente e alvo de adaptações em suas práticas pedagógicas, tecnologias usadas e instrumentos de avaliação, o que os levaram a refletir sobre o desenvolvimento de novas formas para o processo ensino e aprendizagem, isso devido a necessidade da rápida adaptação dos modelos originais. Desse modo, os educadores desenvolveram ou adequaram métodos de ensino para que o processo de aprendizagem ocorresse da maneira mais eficaz possível, ao considerar os recursos disponíveis e o isolamento físico. Assim, o estudo apreciou detalhadamente as três dimensões declaradas nos três períodos e detectou alterações nas três dimensões exploradas, ao notar inovações e incorporações de tecnologias, práticas e avaliações atualizadoras. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e
Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social. The investigation examines, through empirical research, the technologies, pedagogical practices, and assessment archetypes adopted by teachers before, during, and after the pandemic caused by the Covid-19 virus. The general objective is to investigate the technologies, pedagogical practices, and assessment models demanded (dimensions of the present study), aiming to identify similarities, differences, applications, and continuities, and specifically to analyze the conduct adopted by teachers during the three periods (before, during, and after the pandemic). It is understood that the impacts of the pandemic on professional and technological education affected the teaching model, which shifted from in-person to online learning, referred to here as Emergency Remote Teaching. The methodology followed a quantitative approach; applied in nature; exploratory and correlational in purpose; and used documentary and survey procedures, through data collection and analysis from documents and questionnaires administered to teachers who experienced the described situation. The respondents are teachers from vocacional technical and technological programs at six institutions in the state of São Paulo, who lived through the three aforementioned moments. The selection of the research sites was based on convenience and intentional sampling. It is considered that the contemporary challenges faced by institutions, the population, students, and especially teachers—who were confronted with previously unexperienced situations and had to adapt their pedagogical practices, technologies used, and assessment instrument, led them to reflect on the development of new approaches to the teaching and learning process, due to the need for rapid adaptation of original models. Thus, educators developed or adapted teaching methods so that learning could occur as effectively as possible, taking into account the available resources and physical isolation. The study therefore examined in detail the three stated dimensions across the three periods and identified changes in all of them, noting innovations and the incorporation of updated technologies, practices, and assessments. This investigation originates from studies conducted within the research line Teacher Educator Training, aligned with the Teaching and Learning research project of the Graduate Studies, Extension, and Research Unit of CEETEPS, and with the subproject developed by a group registered in the CNPq directory. This group focuses on teaching and learning practices aligned with local and regional realities, inserted in a digitized world, connected to the development of competencies aimed at professional training and promoting social inclusion. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33517 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Tecnologiaspráticaspedagógicaseavaliaçõesutilizadas_KellyReginaZambranoLavezzo_2025.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.