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Título: Correlação entre as crenças de autoeficácia e a regulação emocional na prática docente
Título(s) alternativo(s): Correlation between self-efficacy beliefs and emotional regulation in teaching practice
Autor(es): PIVA, Melry Jane de Freitas
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões
PRADOS, Rosália Maria Netto
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico
Data do documento: 27-Mar-2025
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: PIVA, Melry Jane de Freitas. Correlação entre as crenças de autoeficácia e a regulação emocional na prática docente. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Resumo: Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, vinculado à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. O interesse pela temática surgiu a partir da reflexão sobre como as crenças de autoeficácia influenciam na autorregulação docente no exercício do seu trabalho, tratadas como problema de pesquisa. Desse modo, o estudo propôs, como objetivo geral, investigar como as relações entre as crenças de autoeficácia e a regulação emocional se manifestam na prática docente. No tocante aos objetivos específicos, a dissertação direcionou o estudo a fim de identificar quais estratégias de crenças de autoeficácia os docentes utilizam em seu trabalho, caracterizar estratégias de regulação emocional adotadas pelos docentes e relacionar, na prática docente, a presença de crenças de autoeficácia na regulação emocional. Os conceitos teóricos abordados neste estudo foram baseados nos princípios da Teoria Social Cognitiva e em teóricos das áreas da Psicologia e Pedagogia, direcionados à compreensão sobre a autoeficácia docente e seu sistema de regulação emocional. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o descritivo e exploratório, contemplando a abordagem quali- quanti. O estudo realizou a pesquisa survey e aplicou três instrumentos para a produção dos dados, dois deles elaborados pela pesquisadora, ou seja, o Questionário do Perfil Docente e o Questionário sobre Estratégias de Regulação Emocional Docente, e a Escala de Fontes de Autoeficácia de Docentes, do tipo Likert de 6 pontos, elaborada por Iaochite e Azzi (2012). Participaram do estudo 26 professores de três Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza. Após a produção de dados, foi realizada uma análise reflexiva do conteúdo das questões abertas, e, quanto às questões fechadas, foi adotada a estatística descritiva. Os resultados apresentados na dissertação apontaram as estratégias de regulação emocional utilizadas pelos docentes pesquisados e como os fatores de autoeficácia são relevantes no desempenho de seu trabalho. Os dados da pesquisa contribuíram para a elaboração de um programa de formação sobre “Estratégias de Regulação Emocional Docente” e e-book “Orientação para Regulação Emocional dos Professores”, os quais foram desenvolvidos conjuntamente com a dissertação do Mestrado.
This study was developed within the Professional Master's Program in Management and Development of Professional Education at the Paula Souza State Center of Technological Education, linked to the research line "Trainer Training," as part of the research project "Teaching and Learning." The interest in the topic arose from reflecting on how self-efficacy beliefs influence teachers' self-regulation in the exercise of their work, treated as the research problem. Thus, the study proposed, as its general objective, to investigate how the relationships between self-efficacy beliefs and emotional regulation manifest in teaching practice. Regarding the specific objectives, the dissertation directed the study to identify which self-efficacy belief strategies teachers use in their work, characterize emotional regulation strategies adopted by teachers, and relate, in teaching practice, the presence of self-efficacy beliefs in emotional regulation. The theoretical concepts addressed in this study were based on the principles of Social Cognitive Theory and on theorists from Psychology and Pedagogy, aimed at understanding teacher self-efficacy and their emotional regulation system. The method used for the research development was descriptive and exploratory, encompassing a qualitative- quantitative approach. The study conducted a survey and applied three instruments for data production, two of which were developed by the researcher: the Teacher Profile Questionnaire and the Questionnaire on Teachers’ Emotional Regulation Strategies, and the Teacher Self- Efficacy Sources Scale, a 6-point Likert-type scale developed by Iaochite and Azzi (2012). Twenty-six teachers from three State Technical Schools of the Paula Souza Center participated in the study. After data collection, a reflective analysis of the open-ended questions was conducted, and descriptive statistics were applied to the closed-ended questions. The results presented in the dissertation pointed out the emotional regulation strategies used by the surveyed teachers and how self-efficacy factors are relevant in their job performance. The research data contributed to the development of a training program on “Teacher Emotional Regulation Strategies” and the e-book “Guidance for Teacher Emotional Regulation”, which were developed in conjunction with the Master's dissertation.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33515
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