Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33514
Title: Desengajamento moral em comportamentos de bullying: um estudo de caso de uma instituição de ensino profissional técnico
Other Titles: Moral disengagement in bullying behaviors: a case study of a technical vocational education institution
Authors: LIPPE, Erika Cremiato
Advisor: KANAANE, Roberto
Other contributor: COVIC, Amália Neide
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Bullying;Estudos de caso
Issue Date: 26-Mar-2025
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: LIPPE, Erika Cremiato . Desengajamento moral em comportamentos de bullying: um estudo de caso de uma instituição de ensino profissional técnico. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo geral compreender as relações entre pares discentes nos comportamentos de bullying por meio do desengajamento moral. Em relação aos objetivos específicos, o foco é propor alternativas de ação antibullying, por meio da atuação do orientador educacional visando possibilitar alternativas de minimizar o desengajamento moral. Tem ainda o presente trabalho o levantamento de cinco hipóteses. Esta dissertação fundamenta-se na Teoria Social Cognitiva (TSC) de Albert Bandura (1986), a qual abarca em seu léxico a teoria de desengajamento moral, sendo composta de oito mecanismos definidos por um conjunto de ações que submete o outro a uma situação de sofrimento, sem que, no entanto, o autor se autocondene pela situação prejudicial (Bandura, 2015). A metodologia caracteriza-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram definidos como exploratório conjugado, contendo descrição e estudo de caso. As amostras foram selecionadas por conveniência e constituem-se de 38 estudantes do Ensino Médio Técnico, que formaram o grupo de teste, 234 alunos os quais responderam ao questionário de múltipla escolha, e sete docentes, que participaram da entrevista de profundidade. Toda a amostra pertence à mesma instituição de Ensino Profissional Técnico situada na periferia da cidade de São Paulo. No tocante aos instrumentos de pesquisa, utilizou-se um questionário adaptado e validado sobre desengajamento moral, analisado por meio de estatística descritiva, bem como uma entrevista de profundidade tabulada por meio da análise de conteúdo. A pergunta de pesquisa que foi respondida ao final desse projeto propunha questionar: como o desengajamento moral influencia nos comportamentos de bullying (entre pares discentes) no Ensino Médio Técnico? Em relação aos resultados, tanto o objetivo geral quanto os específicos foram alcançados e as hipóteses foram verificadas, sendo quatro delas comprovadas e uma parcialmente comprovada. Em síntese, esta pesquisa desvela a intrincada relação entre o desengajamento moral e a perpetuação do bullying no contexto específico do Ensino Profissional Técnico, iluminando um campo ainda pouco explorado. Ao evidenciar os mecanismos que permitem a perpetradores e espectadores desvencilhar-se da culpa, este estudo não apenas diagnostica um problema, mas também convoca a uma reflexão urgente sobre a necessidade de intervenções educativas que promovam a consciência moral e a empatia. A proposta de um curso para docentes, derivada desta investigação, representa um passo concreto em direção à construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores, onde a integridade emocional e o desenvolvimento pleno dos estudantes sejam priorizados. Ao lançar luz sobre esta questão crítica, espera-se que este trabalho inspire futuras pesquisas e ações transformadoras, contribuindo para a edificação de uma cultura educacional que repudie a violência e celebre o respeito mútuo.
The general objective of this work is to understand the relationships between student pairs in bullying behaviors through moral disengagement. In relation to specific objectives, these seek to identify and classify moral disengagement in bullying behaviors among students and also propose alternative anti-bullying actions, through the role of the educational advisor, aiming to enable alternatives to minimize moral disengagement. This work also includes the survey of 5 hypotheses. This dissertation is based on Albert Bandura's Social Cognitive Theory (SCT) (1986), which includes in its lexicon the theory of moral disengagement, being composed of eight mechanisms defined by a set of actions that subject the other to a situation of suffering, without, however, the author condemning himself for the harmful situation (Bandura, 2015). The methodology is characterized by a qualitative quantitative approach, whose methodological procedures were defined as combined exploratory, containing description and case study; the samples were selected for convenience, and consist of 38 Technical High School students, the test group, 234 students answered the multiple-choice questionnaire, and 07 teachers participated in the in-depth interview. The entire exhibition belongs to the same Technical Professional Education institution located on the outskirts of São Paulo. Regarding research instruments, an adapted and validated questionnaire on moral disengagement was used, analyzed using descriptive statistics, as well as an in-depth interview tabulated using content analysis. The research question that was answered at the end of this project proposes to question how moral disengagement influences bullying behaviors (among student peers) in technical secondary education? In relation to the results, both the general and specific objectives were achieved; the hypotheses were verified, with four of them being proven, and one partially proven. In summary, this research reveals the intricate relationship between moral disengagement and the perpetuation of bullying in the specific context of Vocational Technical Education, shedding light on a field that has yet to be explored. By highlighting the mechanisms that allow perpetrators and bystanders to free themselves from guilt, this study not only diagnoses a problem, but also calls for urgent reflection on the need for educational interventions that promote moral awareness and empathy. The proposed course for teachers, derived from this research, represents a concrete step towards building safer and more welcoming school environments, where the emotional integrity and full development of students are prioritized. By shedding light on this critical issue, it is hoped that this work will inspire future research and transformative actions, contributing to the construction of an educational culture that repudiates violence and celebrates mutual respect.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33514
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Desengajamentomoralemcomportamentosdebullying_ErikaCremiatoLippe_2025.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.