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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33511
Title: | Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional |
Other Titles: | Professional education and professional development of teachers: the challenges for teacher training in financial education in professional learning |
Authors: | ROBERTO JUNIOR, Francisco de Sousa |
Advisor: | RAMIREZ, Rodrigo Avella |
Other contributor: | PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos NETTO PRADOS, Rosália Maria |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Ensino profissional e técnico;Educação financeira;Formação continuada de professor;Ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 25-Mar-2025 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | ROBERTO JUNIOR, Francisco de Sousa. Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. |
Abstract: | Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. No Brasil o nível de endividamento e inadimplência é alto, segundo dados da Confederação Nacional do Comér- cio (CNC) quase 80% da população brasileira tem alguma dívida e aproximadamente 30% estão em atraso (CNC, 2024). Em 2023, cerca de 550 mil jovens em início da carreira profissional, passaram pelos Programas de Aprendizagem Profissional (Programa Jovem Aprendiz) e desde 2021 a Educação Financeira faz parte do currículo do programa. Entretanto muitos docentes não tiveram em sua formação inicial nenhum conteúdo sobre a Educação Financeira, e são poucos que procuram alguma capacitação para lecionar conteúdos básicos da Educação Finan- ceira. Autores como Imbernón, Shulman, Crecci e Fiorentini ressaltam a importância do De- senvolvimento Profissional Docente (DPD) e tendo como uma das alternativas para o DPD as comunidades de aprendizagem. Autores como Shulman, Cocrhan-Smith, Lytle, Fiorentini e Crecci defendem que as comunidades de aprendizagem criam um ambiente dinâmico e frutífero para o DPD. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os desafios enfrentados por docentes, que atuam em um Programa de Aprendizagem Profissional, para o ensino da Edu- cação Financeira em uma instituição privada. A metodologia usada é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, que utilizará como métodos de coleta de dados: (i) revisão bibliográ- fica de literatura específica sobre o tema; (ii) análise documental de documentos institucionais e legislação; (iii) pesquisa de campo; e (iv) análise temática. Como produto da presente disser- tação, apresenta-se uma proposta de formação continuada e implementação de comunidades de aprendizagem para a formação dos docentes que atuam com jovens aprendizes, em Educação Financeira – público-alvo da presente pesquisa. This work is part of a research project developed within the Knowledge and Teaching Work initiative, under the research line Teacher Training, in the Master’s Program in Management and Development of Professional Education, with a concentration in Education and Work. In Brazil, the level of debt and default is high. According to data from the National Confederation of Commerce (CNC), nearly 80% of the Brazilian population has some form of debt, and ap- proximately 30% are in arrears (CNC, 2024). In 2023, around 550,000 young people at the beginning of their professional careers participated in the Professional Apprenticeship Pro- grams (Young Apprentice Program), and since 2021, Financial Education has been part of the program’s curriculum. However, many teachers did not receive any content related to Financial Education in their initial training, and few seek further training to teach basic Financial Educa- tion concepts. Authors such as Imbernón, Shulman, Crecci, and Fiorentini highlight the im- portance of Teacher Professional Development (TPD), considering learning communities as one of the key approaches to TPD. Additionally, authors like Shulman, Cochran-Smith, Lytle, Fiorentini, and Crecci argue that learning communities create a dynamic and fruitful environ- ment for teacher development. Thus, this study aims to identify the challenges faced by teachers who work in a Professional Apprenticeship Program when teaching Financial Education in a private institution. The methodology used is an applied research study with a qualitative ap- proach, employing the following data collection methods: (i) literature review of specialized studies on the subject; (ii) document analysis of institutional documents and legislation; (iii) field research; and (iv) thematic analysis. As an outcome of this dissertation, a proposal for continuing education and the implementation of learning communities is presented to support the professional development of teachers working with young apprentices in Financial Educa- tion the target audience of this research. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33511 |
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