Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33500
Title: Organização da educação corporativa: um estudo sobre empresas selecionadas com sede no estado de São Paulo
Other Titles: Organization of corporate education: a study no selected in companies headquartered in the state of São Paulo
Authors: DUTRA, Ana Paula
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: DUARTE, Edna Mataruco
GIORDANO, Carlos Vital
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;UNIVERSIDADE CORPORATIVA;Aprendizagem organizacional;Educação Corporativa
Issue Date: 25-Mar-2025
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: Dutra, Ana Paula. Organização da educação corporativa: um estudo sobre empresas selecionadas com sede no estado de São Paulo. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Abstract: A pesquisa investiga a organização da educação corporativa em empresas selecionadas com sede no estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar sua estrutura e analisar sua conformidade com os modelos teóricos estabelecidos pela literatura. O interesse pelo tema decorre da popularização da terminologia universidade corporativa que tem levado muitas organizações a renomearem seus antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento (T&D) sem necessariamente incorporarem os princípios e práticas que caracterizam esse modelo. O estudo fundamenta-se em teorias sobre gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e evolução do Sistema de Educação Corporativa (SEC), e examina os seis estágios de desenvolvimento: Departamento de Treinamento, E-Learning, Educação Corporativa, Universidade Corporativa, Stakeholder University e Universidade Corporativa em Rede. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, adota um delineamento exploratório-descritivo, que combina revisão bibliográfica e revisão teórica da literatura. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa do tipo survey, aplicado a profissionais da área de desenvolvimento de pessoas que atuam nas empresas selecionadas. Os resultados indicam que a maioria das organizações ainda opera no estágio de educação corporativa, embora haja indícios de uma transição para modelos mais estratégicos, como a universidade corporativa. Como produto, a dissertação apresenta um diagnóstico sobre a gestão da educação corporativa das empresas investigadas, além de destacar as principais estratégias de aprendizagem organizacional adotadas.
The research investigates the organization of corporate education in selected companies headquartered in the state of São Paulo, aiming to diagnose its structure and analyze its alignment with theoretical models established in the literature. The interest in the topic stems from the popularization of the term "corporate university," which has led many organizations to rename their former training and development departments without necessarily incorporating the principles and practices that characterize this model. The study is grounded in theories on knowledge management, organizational learning, and the evolution of the Corporate Education System, and examines the six stages of development: Training Department, E-Learning, Corporate Education, Corporate University, Stakeholder University and Corporate Network University. The research, of an applied nature with a qualitative approach, adopts an exploratory-descriptive design, combining bibliographic review and theoretical literature review. Data collection was carried out through a survey applied to people development professionals working in selected companies. The results indicate that most organizations still operate in the corporate education stage, although there are signs of a transition to more strategic models, such as the corporate university. As a product, the dissertation presents a diagnosis of corporate education management of the companies investigated, as well as highlighting the main organizational learning strategies adopted.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33500
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.