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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33497
Título: | O estudo da motivação docente no âmbito da educação profissional técnica |
Título(s) alternativo(s): | The study of teacher motivation in the context of technical vocational |
Autor(es): | TAVARES, Valter Fernandes |
Orientador(es): | KANAANE, Roberto |
Outro(s) contribuidor(es): | CALDEIRA, Adilson MARTINS, Denise Maria |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico;Motivação;Recursos humanos;Benefícios do trabalhador |
Data do documento: | 25-Mar-2025 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | TAVARES, Valter Fernandes. O estudo da motivação docente no âmbito da educação profissional técnica. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. |
Resumo: | A presente dissertação analisou as influências das políticas e práticas de Gestão de Recursos Humanos na motivação docente dentro de uma instituição de educação profissional técnica. A pesquisa quali-quanti, com a parte quantitativa como suporte, revelou que a motivação dos docentes é influenciada tanto por fatores intrínsecos (prazer, propósito, realização, desafios, entre outros) quanto por fatores extrínsecos (condições de trabalho, remuneração, benefícios, entre outros). Ao mesmo tempo, foram sinalizados aspectos de desmotivação, frequentemente associados ao ambiente de trabalho, e, assim como os benefícios disponíveis, eles nem sempre são de conhecimento dos sujeitos de pesquisa. Para tanto, identificou-se o perfil docente pertencente a uma instituição de educação profissional técnica e foram empregadas técnicas de pesquisas bibliográficas e documentais, abrangendo pesquisa survey. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica, além da aplicação de um questionário a docentes, que continha perguntas fechadas e abertas. A amostra foi composta por 63 docentes, selecionados de forma não probabilística por conveniência do pesquisador, a partir de um universo de 146 docentes da instituição, analisados em três unidades pesquisadas que a compõem. Nas questões fechadas, adotou-se a escala do tipo Likert de seis pontos, possibilitando análise estatística descritiva. Nas questões abertas, foi realizada análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Atendendo aos requisitos do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, elaborou-se uma proposta sob o enfoque de Workshops vivenciais com o propósito de promover a reflexão acerca das políticas e práticas adotadas pela Gestão de Recursos Humanos. A relevância teórica do estudo alinhou-se a várias teorias clássicas e contemporâneas sobre motivação, contribuindo para a compreensão do construto nas organizações educacionais públicas. This dissertation analyzed the influences of Human Resource Management policies and practices on teacher motivation within a technical vocational education institution. The qualitative and quantitative research, with quantitative support, revealed that teacher motivation is influenced by both intrinsic factors (pleasure, purpose, achievement, challenges, among others) and extrinsic factors (working conditions, remuneration, benefits, among others). At the same time, aspects of demotivation, often associated with the work environment, were highlighted, and, like the available benefits, they are not always known by the research subjects. To this end, the profile of teachers belonging to a technical vocational education institution was identified, and bibliographic and documentary research techniques were employed, including a survey. For data collection, documentary and bibliographic research were carried out, in addition to the application of a questionnaire to teachers, which contained closed and open questions. The sample consisted of 63 teachers, selected non-probabilistically by the researcher's convenience, from a universe of 146 teachers of the institution, analyzed in three researched units that compose it. In the closed questions, a six-point Likert scale was adopted, enabling descriptive statistical analysis. In the open questions, content analysis was carried out according to Bardin (1977). Meeting the requirements of the Master's program in Management and Development of Vocational Education, a proposal was developed under the focus of experiential Workshops with the purpose of promoting reflection on the policies and practices adopted by Human Resource Management. The theoretical relevance of the study aligned with several classical and contemporary theories on motivation, contributing to the understanding of the construct in public educational organizations. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33497 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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