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Title: Educação corporativa a distância do Instituto Nacional do Seguro Social: um estudo comparativo entre os modelos de desenho educacional
Other Titles: Corporate distance education at the National Institute of Social Security: a comparative study between educational design models
Authors: GONÇALVES, Teresa Cristina Bignardi
Advisor: LANGHI, Celi
Other contributor: MIRANDA, Nonato Assis de
MACHADO, Michel Mott
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Ensino profissional e técnico;Educação Corporativa;Educação à distância;Educação permanente;Ensino por computador;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 25-Mar-2025
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: GOLÇALVES, Teresa Cristina Bignardi. Educação corporativa a distância do instituto nacional do seguro social: um estudo comparativo entre os modelos de desenho educacional. 447 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo analisar os modelos de desenho educacional adotados na Educação Corporativa a Distância do Instituto Nacional do Seguro Social a fim de identificar suas contribuições para a formação permanente de seus profissionais. Diante de lacuna encontrada nas pesquisas quanto à avaliação sistemática desses modelos, propôs-se este estudo exploratório-descritivo com pesquisa aplicada e abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento de survey on-line com escala Likert combinado com o levantamento das avaliações, além de dados documentais dos cursos mais citados pelos 335 respondentes da pesquisa que realizaram cursos a distância no biênio 2022- 2023. Os resultados da análise estatística descritiva indicaram uma preferência pelos modelos de aulas ao vivo, seguidos por tutoria e formatos híbridos, sinalizando uma valorização da interação síncrona. Os dados qualitativos, por sua vez, apontaram como cursos mais significativos para o aperfeiçoamento, as ações com enfoque prático e interação. A aplicação de Regressão Logística Ordinal evidenciou que o gênero e a escolaridade dos participantes exercem influência significativa na percepção sobre a efetividade dos cursos autoinstrucionais para o aperfeiçoamento profissional com um nível de confiança de 95%. Nessa análise, constatou-se que o gênero masculino concorda mais que os demais gêneros que os cursos autoinstrucionais são os que mais contribuem para o aperfeiçoamento profissional. O estudo concluiu que, com exceção do nível de doutorado, quanto maior a instrução, menor a percepção de que cursos autoinstrucionais contribuem para o desenvolvimento. O Relatório Técnico Conclusivo, produto da pesquisa, indicou seus resultados mais relevantes, o impacto na produção dos cursos a distância da Universidade Corporativa do INSS (UCI) e ofereceu recomendações, incorporando as sugestões dos participantes e da teoria como a da aprendizagem significativa para a qualidade do material didático em cursos autoistrucionais.
The present work aimed to analyze the models of educational design adopted in the Corporate Education at Distance of the Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) in order to identify their contributions to the continuing education of its professionals. Given the gap found in the research on the systematic evaluation of these models, this exploratory-descriptive study of an applied nature and a quantitative-qualitative approach was proposed. The data collection was carried out by means of an online survey with a Likert scale combined with a survey of the evaluations, in addition to documentary data from the most cited courses by the 335 respondents who took distance courses in the biennium 2022-2023. The results of the descriptive statistical analysis indicated a preference for online class models, followed by tutoring and hybrid formats, signaling an appreciation of synchronous interaction. The qualitative data, in turn, pointed as more significant courses for improvement, actions with practical focus and interaction. The application of Ordinal Logistic Regression showed that the gender and schooling of participants exert a significant influence on the perception of the effectiveness of self-instructional courses for professional development with a confidence level of 95%. In this analysis, it was found that the male gender agrees more than the other genders that the self-instructional courses are the ones that most contribute to professional improvement. The study concluded that, with the exception of the doctoral level, the higher the education, the lower the perception that self-teaching courses contribute to development. The Final Technical Report, product of the research, indicated its most relevant results, the impact on the production of distance courses of the Universidade Corporativa do INSS (UCI) and offered recommendations, incorporating the suggestions of participants and of the theory as the meaningful learning for the quality of teaching material in self-instructional courses.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33480
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