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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33471
Título: | Acessibilidade de deficientes visuais na utilização de games |
Título(s) alternativo(s): | Accessibility for visually impaired people when using games |
Autor(es): | BATISTA, Diogo Torres |
Orientador(es): | YOGUI, Valter |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inclusão digital;Deficiência visual;Jogos;Jogos eletrônicos |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | BATISTA, Diogo Torres. Acessibilidade de deficientes visuais na utilização de games, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Resumo: | Os jogos digitais desempenham na sociedade um papel significativo, tanto na questão da socialização quanto em questões pessoais de cada indivíduo. É importante que todas as pessoas possam ter contato com esse entretenimento, porém o acesso a essa prática acaba sendo limitada, quando pessoas com algum tipo de deficiência visual, como a catarata, o erro de refração, etc, encontram dificuldades pela falta de acessibilidade disponível nos jogos eletrônicos. Neste trabalho, o objetivo é introduzir as categorias de deficiências visuais e suas classificações, evidenciar a importância dos jogos de videogame, apresentar jogos que são referência em acessibilidade e demonstrar de forma ilustrativa algumas ferramentas que The Last of Us Parte 2 oferece, jogo utilizado para estudo para este trabalho, no qual é muito elogiado pela sua inclusão para deficientes visuais. Digital games play a socially significant role, both in terms of socialization and personal issues for each individual. It is important that everyone has contact with this entertainment, however the access to this practice ends up being limited, when people who have some type of visual impairment, such as cataracts, refractive errors, etc, encounter difficulties due to the lack of available accessibility in electronic games. In this academic work, the objective is to introduce the categories of visual disabilities and their classifications, highlight the importance of video games, present games that are a reference in accessibility and demonstrate in an illustrative way some tools that “The Last of Us Part 2” offers, a game used to study for this work, which is highly praised for its inclusion for the visually impaired. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33471 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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