Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorYOGUI, Valter-
dc.contributor.authorBATISTA, Diogo Torres-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:29:29Z-
dc.date.available2025-06-25T17:29:29Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.citationBATISTA, Diogo Torres. Acessibilidade de deficientes visuais na utilização de games, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33471-
dc.description.abstractOs jogos digitais desempenham na sociedade um papel significativo, tanto na questão da socialização quanto em questões pessoais de cada indivíduo. É importante que todas as pessoas possam ter contato com esse entretenimento, porém o acesso a essa prática acaba sendo limitada, quando pessoas com algum tipo de deficiência visual, como a catarata, o erro de refração, etc, encontram dificuldades pela falta de acessibilidade disponível nos jogos eletrônicos. Neste trabalho, o objetivo é introduzir as categorias de deficiências visuais e suas classificações, evidenciar a importância dos jogos de videogame, apresentar jogos que são referência em acessibilidade e demonstrar de forma ilustrativa algumas ferramentas que The Last of Us Parte 2 oferece, jogo utilizado para estudo para este trabalho, no qual é muito elogiado pela sua inclusão para deficientes visuais.pt_BR
dc.description.abstractDigital games play a socially significant role, both in terms of socialization and personal issues for each individual. It is important that everyone has contact with this entertainment, however the access to this practice ends up being limited, when people who have some type of visual impairment, such as cataracts, refractive errors, etc, encounter difficulties due to the lack of available accessibility in electronic games. In this academic work, the objective is to introduce the categories of visual disabilities and their classifications, highlight the importance of video games, present games that are a reference in accessibility and demonstrate in an illustrative way some tools that “The Last of Us Part 2” offers, a game used to study for this work, which is highly praised for its inclusion for the visually impaired.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAcessibilidade de deficientes visuais na utilização de gamespt_BR
dc.title.alternativeAccessibility for visually impaired people when using gamespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.