Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33470
Title: | Trabalho docente por projetos no ensino tecnológico |
Other Titles: | Teaching work through projects in technological education |
Authors: | ALMEIDA, Daniel Batista de |
Advisor: | PRADOS, Rosália Maria Netto |
Other contributor: | LIMA, Francine de Paula Martins RAMIREZ, Rodrigo Avella |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Formação continuada de professor;Projetos;Ensino profissional e técnico;Ensino superior |
Issue Date: | 13-Mar-2025 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | ALMEIDA, Daniel Batista de. Trabalho docente por projetos no ensino tecnológico. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. |
Abstract: | Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Trata-se de uma pesquisa sobre como o trabalho docente pode ser organizado e realizado por meio de trabalho por projetos. Atualmente, por conta do desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, nos quais os processos produtivos são atualizados constantemente, as exigências do mercado de trabalho variam e apresentam constantes desafios à educação profissional e a suas abordagens, assim como teorias e métodos didáticos usados no processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa, apresenta-se uma revisão da literatura sobre a educação, a educação profissional e tecnológica, além de saberes, práticas docentes e trabalho por projetos que promovem a interação entre diferentes disciplinas e a integração curricular. Além disso, um levantamento bibliométrico e analítico da produção científica acadêmica sobre educação profissional e o trabalho docente foi realizado para verificar o estado da arte no assunto. Objetiva-se estudar a organização e a aplicação do trabalho docente por projetos na educação profissional e tecnológica, de modo a entender como tais saberes podem contribuir para a formação pedagógica do professor de educação profissional; e como objetivos específicos, identificar os princípios e caminhos propostos por autores relevantes na literatura sobre métodos por projetos; e compreender como esses princípios e caminhos podem auxiliar no planejamento, organização, articulação, interação e execução do trabalho por projetos disciplinar e interdisciplinarmente em cursos superiores de tecnologia. A metodologia deste estudo, de abordagem qualitativa, é de caráter exploratório, que consta de uma pesquisa documental e descritiva, com observação participante e aplicação da análise temática, a partir de entrevista semiestruturada com professores que desenvolvem trabalhos por projetos no nível superior. O lócus da pesquisa é uma instituição pública de nível superior de educação profissional e tecnológica, situada na zona oeste da região metropolitana de São Paulo. No trabalho docente, são relevantes os subsídios metodológicos e teóricos para auxiliar na compreensão do trabalho por projetos, gêneros do trabalho docente para a promoção da interação e integração curricular e da interdisciplinaridade. The present study is part of the research developed in the Knowledge and Teaching Work project, part of the Teacher Training research line, in the Master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Teacher´s Work. This is a research on how teaching work can be organized and carried out through project work. Currently, due to the increasingly accelerated technological development, in which production processes are constantly updated, the demands of the job market vary and present constant challenges to professional education and its approaches, as well as theories and teaching methods used in the teaching and learning process. This research presents a review of the literature on education, professional and technological education, as well as knowledge, teaching practices and project work that promote interaction between different disciplines and curricular integration. In addition, a bibliometric and analytical survey of academic scientific production on professional education and teaching work was carried out to verify the state of the art on the subject. The objective of this study is to study the organization and application of teaching work through projects in professional and technological education, in order to understand how such knowledge can contribute to the pedagogical training of professional education teachers; and as specific objectives, to identify the principles and paths proposed by relevant authors in the literature on project-based methods; and to understand how these principles and paths can assist in the planning, organization, articulation, interaction and execution of work through disciplinary and interdisciplinary projects in higher education technology courses. The methodology of this study, with a qualitative approach, is exploratory in nature, consisting of documentary and descriptive research, with participant observation and application of thematic analysis. The locus of the research is in a public higher education institution of professional and technological education, located in the western zone of the metropolitan region of São Paulo. In teaching work, methodological and theoretical subsidies are relevant to assist in the understanding of work through projects, genres of teaching work for the promotion of interaction and curricular integration and interdisciplinarity. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33470 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Trabalhodocenteporprojetosnoensinotecnológico_DanielBatistadeAlmeida_2025.pdf | 3.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.