Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33410
Título: Projeto de revitalização do “pranchetário” (d-07)
Autor(es): FERNANDES, Amanda Teixeira
THEODORO, Cléo Negri
SANTOS, Júlia Carvalho
FERRO, Larissa
MORAES, Mirela Lourençon de
MORAIS, Rafaela Fernandes
Orientador(es): PAULA FILHO, Pedro Norberto de
SOUZA, Renata Ferraz de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Ergonomia;Escolas
Data do documento: 7-Dez-2024
Editor: 008
Referência Bibliográfica: FERNANDES, Amanda Teixeira; THEODORO, Cléo Negri; SANTOS, Júlia Carvalho; FERRO, Larissa; MORAES, Mirela Lourençon de; MORAIS, Rafaela Fernandes. Projeto de revitalização do “Pranchetário” (D-07). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Edificações) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 2024. Orientadores: Pedro Norberto de Paula Filho; Renata Ferraz de Souza.
Resumo: O artigo científico a seguir aborda a proposta de revitalização da sala D07 da Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti. O critério determinante para construção da pesquisa foi a análise da situação do pranchetário e a proposta de soluções para os problemas identificados no quesito ergonômico. Anexado à proposta, foi realizada sua cotação orçamentária utilizando critério comparativo, para viabilizar a aplicação do estudo concluído. Em primeira instância, foi identificado o déficit produtivo dos alunos, implicado pela deterioração dos recursos fornecidos pela instituição, tais como pranchetas rasgadas, cadeiras quebradas, trincas nas paredes etc. Tal situação foi comprovada estatisticamente, através do formulário desenvolvido pelo grupo e respondido pelos demais alunos da escola. Cabe aos responsáveis pela direção escolar a análise e estudo da proposta de design e orçamentária, visando a sua execução.
The following scientific article addresses the proposal for the revitalization of room D07 at the Vasco Antônio Venchiarutti State Technical School. The determining criterion for conducting the research was the analysis of the situation regarding the drafting tables and the proposal of solutions for the ergonomic issues identified. Attached to the proposal, a budget estimate was prepared using a comparative criterion to facilitate the implementation of the completed study. Initially, the productive deficit of the students was identified, attributed to the deterioration of the resources provided by the institution, such as torn drafting tables, broken chairs, cracks in the walls, etc. This situation was statistically validated through a questionnaire developed by the group and answered by other students at the school. It is the responsibility of the school management to analyze and study the design and budget proposal, aiming for its execution.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33410
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de TCC - Pranchetário.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.