Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33318| Title: | Impacto da educação profissional no setor de manutenção |
| Other Titles: | Impact of professional education on the maintenance sector |
| Authors: | SANTOS, Jackeline Imamura |
| Advisor: | RIBEIRO, Lúcia de Almeida |
| Other contributor: | ROQUE, Leandro Luiz da Silva DUQUE, Ana Paula Alves Bleck |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Manutenção;Educação |
| Issue Date: | 30-Jun-2020 |
| Publisher: | 133 |
| Citation: | SANTOS, J. I. Impacto da educação profissional no setor de manutenção, 2020. 80 p. Trabalho de graduação (Curso de Manutenção Industrial). Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba, 2020. |
| Abstract: | Hoje a manutenção tem um grau de importância bem maior se comparado ao passado e muitas organizações já observam na manutenção uma fonte de se obter bons resultados. No passado, muitas dessas empresas viam que suas manutenções tinham pouca experiência, porém, com o passar do tempo e a forma de se gerenciar foi transformando, várias empresas começaram a dar ênfase em seus resultados como uma forma de se obter lucro e com a manutenção não foi diferente. Com o foco das empresas voltado para o resultado, passou-se a considerar a educação profissional formal uma necessidade e cursos foram criados para suprir as necessidades dos indivíduos, como por exemplo, o curso de Tecnologia em Manutenção Industrial. Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da educação profissional formal ou sua falta nos resultados de produtividade e financeiros das atividades do setor de manutenção. Para que esse estudo pudesse ser desenvolvido utilizou-se o método dedutivo e através de uma pesquisa de natureza básica foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa. Em relação à coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico com o foco em pessoas com algum tipo de ligação com o setor de manutenção. Com essa metodologia foi possível traçar o perfil do gestor e mantenedor, realizar a análise que a educação tem sobre os resultados deste setor, saber qual o tipo de manutenção mais utilizado e os principais indicadores utilizados. Através desse estudo foi possível aprender sobre o funcionamento do setor de manutenção, sua importância para as empresas e em como a educação profissional formal traz benefícios para ele. Today, maintenance has a much greater importance than in the past, and many organizations now see maintenance as a source of good results. In the past, many of these companies perceived their maintenance teams as lacking experience. However, as time passed and management methods changed, several companies began to emphasize results as a means of profit, and maintenance was no different. With companies' focus on results, formal professional education began to be considered a necessity, and courses were created to meet individual needs, such as the Industrial Maintenance Technology course. This study aimed to analyze the impact of formal professional education, or its lack thereof, on the productivity and financial results of maintenance activities. This study employed the deductive method, and through basic research, exploratory and qualitative research was conducted. Data collection involved an electronic questionnaire targeting individuals with some type of connection to the maintenance sector. This methodology enabled us to profile managers and maintainers, analyze the impact education has on the sector's performance, and identify the most common maintenance types and key indicators. This study provided insights into how the maintenance sector operates, its importance to companies, and how formal professional education benefits it. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33318 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| tecnologiaemmanutencaoindustrial_2020_jackelineimamurasantos_impactodaeducacaoprofissionalnosetordamanutencao.pdf | 13.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.